Notícias Institucionais 2024-06-17

“Voz do Interior” é o novo Hino do Académico de Viseu Futebol Clube

A Gala dos 110 anos do clube Beirão, que ocorreu esta tarde no Teatro Viriato, em Viseu, foi encerrada com a apresentação oficial do novo Hino intitulado “Voz do Interior”, música da autoria da jovem fadista viseense, Mara Pedro. 

Está oficialmente revelado o novo Hino do Académico de Viseu Futebol Clube. Com participação especial da fadista da terra, Mara Pedro, a música que faz agora parte da história do emblema beirão, exalta o espírito do mesmo e o orgulho dos seus adeptos.

A letra celebra a história e a ousadia do Académico de Viseu, destacando o fervor crescente e a determinação em alcançar novos patamares. Menciona também a importância do Estádio Fontelo e a relevância do passado vitorioso do clube, com recurso a um refrão que convoca o Académico a manter viva a voz dos viseenses, celebrando as conquistas e o orgulho de vestir as cores do clube. As bancadas sempre atentas, refletem a paixão dos academistas e a estratégia em campo, com a meta de se tornarem campeões. A letra termina reafirmando a lealdade e a luta incessante até o final, típica do espírito beirão indomável que representa a terra e o legado de Viriato.

Em declarações no final da Gala dos 110 anos do Académico de Viseu, Mara Pedro, assumiu a grande tarefa que teve pela frente, afirmando sentir-se honrada: “Foi mesmo um grande desafio. Compactar 110 anos numa só música foi algo que nunca me tinham sugerido. Estive sempre em comunicação com o Académico, para estarmos em sintonia com aquilo que queríamos transmitir às pessoas e transportar-lhes a história do clube. Sinto-me muito feliz e honrada”.

A fadista e compositora viseense considerou ainda que o novo Hino do clube faz parte do verdadeiro Ponto de Viragem academista: “Palavras-chave como “Viriato”, “Muralhas”, “Interior”, entre outras que são o que nós representamos ajudaram-nos a transparecer o espírito guerreiro. Desde o início que foi incrível fazer parte deste processo. Este é um momento de agregação entre todos os academistas e, tal como dizemos na letra, este é um ponto de viragem do clube que todos desejamos que o leve em frente”.

Partilhar:
Notícias Institucionais

Plantel Sub-16 homenageia Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo

A Equipa Sub-16 do Académico de Viseu Futebol Clube aproveitou a sua deslocação a Penalva do Castelo, na tarde deste sábado, para prestar uma homenagem simbólica à Corporação de Bombeiros Voluntários locais, através da oferta de uma “Árvore da Vida”, destacando os valores de coragem, bravura e altruísmo que demonstraram na linha da frente contra os incêndios de setembro passado, em defesa das populações locais, das suas vidas, dos seus bens e dos recursos naturais e patrimoniais do território. Esta iniciativa, de justo reconhecimento, que contou a presença de José Albuquerque, presidente dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo e da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, e de José Manuel Lopes, Comandante da Corporação, decorreu à margem do jogo entre o Sport Clube de Penalva do Castelo e o Académico de Viseu, uma partida a contar para a 6ª jornada do Campeonato Distrital Sub16 – VISAR, disputada no Campo Municipal da Cerca. Recorde-se que o concelho de Penalva do Castelo foi severamente afetado pelos incêndios de setembro passado, que dizimaram cerca de 8.000 hectares de área do concelho, destruindo casas, anexos, armazéns e terrenos de cultivo (vinhas, pomares, olivais, zonas de pastoreio,…). Os elementos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo, colocando suas próprias vidas em risco para salvar outras, apesar de terem perdido uma viatura de combate, que foi consumido pela chama, foram determinantes para que a tragédia não fosse ainda maior. Com este gesto, os jovens atletas demonstraram igualmente que estão atentos e valorizam todos quantos zelam, de forma voluntária, pela proteção e bem-estar das pessoas e têm como lema “Vida por Vida”.

2024-11-17

Notícias Institucionais

Regresso ao Fontelo marcado pela receção do Prémio de Responsabilidade Social do mês de setembro

Académico de Viseu recebeu, antes do jogo frente ao SL Benfica “B” o Prémio de Responsabilidade Social de Setembro, atribuído à Iniciativa "20 camisolas, 20 concelhos". O Académico de Viseu FC foi distinguido com o Prémio de Responsabilidade Social do mês de setembro, atribuído pela Fundação do Futebol da Liga Portugal, pela sua iniciativa solidária "20 camisolas, 20 concelhos". Esta ação, que prestou homenagem às regiões mais afetadas pelos incêndios no país, envolveu os jogadores do Académico, que abdicaram dos seus nomes nas camisolas para representar os concelhos duramente atingidos pelos fogos. A distinção foi entregue no Estádio Municipal do Fontelo, no passado domingo, antes do jogo frente ao SL Benfica B. Domingos Paciência, vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol, entregou o prémio em mãos a Miguel Vasconcelos de Sousa, Administrador da SAD do Académico. Durante a cerimónia, o dirigente do Académico sublinhou o compromisso do Clube com a comunidade viseense, particularmente afetada pelos incêndios em setembro: “Foi quase instintivo para nós prestar esta pequena homenagem a todas essas pessoas que sofreram tanto. Queremos também, através da nossa ação social, aproximar a equipa das instituições locais e do nosso distrito”. Já Domingos Paciência elogiou o simbolismo e o impacto desta iniciativa, que chamou a atenção de todo o país: “Este gesto do Académico, num momento tão difícil, conseguiu mobilizar e solidarizar-se com todos os portugueses e, em especial, com os Bombeiros que enfrentaram o inferno das chamas. Um gesto pequeno, mas de grande valor”. O Prémio de Responsabilidade Social é atribuído, mensalmente, pela Fundação do Futebol da Liga Portugal para reconhecer ações de clubes profissionais que promovam responsabilidade social e sustentabilidade, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Em setembro, o prémio teve caráter excecional e também distinguiu as iniciativas da Fundação Sporting (“A família SCP estará sempre aqui”) e do Boavista FC (“Está tudo bem em não estar tudo bem”), reconhecendo o impacto social destas ações no futebol português.

2024-11-05

Patrocinadores Principais