Notícias Institucionais 2024-11-05

Regresso ao Fontelo marcado pela receção do Prémio de Responsabilidade Social do mês de setembro

Académico de Viseu recebeu, antes do jogo frente ao SL Benfica “B” o Prémio de Responsabilidade Social de Setembro, atribuído à Iniciativa "20 camisolas, 20 concelhos".

O Académico de Viseu FC foi distinguido com o Prémio de Responsabilidade Social do mês de setembro, atribuído pela Fundação do Futebol da Liga Portugal, pela sua iniciativa solidária "20 camisolas, 20 concelhos". Esta ação, que prestou homenagem às regiões mais afetadas pelos incêndios no país, envolveu os jogadores do Académico, que abdicaram dos seus nomes nas camisolas para representar os concelhos duramente atingidos pelos fogos.

A distinção foi entregue no Estádio Municipal do Fontelo, no passado domingo, antes do jogo frente ao SL Benfica B. Domingos Paciência, vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol, entregou o prémio em mãos a Miguel Vasconcelos de Sousa, Administrador da SAD do Académico. Durante a cerimónia, o dirigente do Académico sublinhou o compromisso do Clube com a comunidade viseense, particularmente afetada pelos incêndios em setembro: “Foi quase instintivo para nós prestar esta pequena homenagem a todas essas pessoas que sofreram tanto. Queremos também, através da nossa ação social, aproximar a equipa das instituições locais e do nosso distrito”.

Já Domingos Paciência elogiou o simbolismo e o impacto desta iniciativa, que chamou a atenção de todo o país: “Este gesto do Académico, num momento tão difícil, conseguiu mobilizar e solidarizar-se com todos os portugueses e, em especial, com os Bombeiros que enfrentaram o inferno das chamas. Um gesto pequeno, mas de grande valor”.

O Prémio de Responsabilidade Social é atribuído, mensalmente, pela Fundação do Futebol da Liga Portugal para reconhecer ações de clubes profissionais que promovam responsabilidade social e sustentabilidade, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Em setembro, o prémio teve caráter excecional e também distinguiu as iniciativas da Fundação Sporting (“A família SCP estará sempre aqui”) e do Boavista FC (“Está tudo bem em não estar tudo bem”), reconhecendo o impacto social destas ações no futebol português.

Partilhar:
Notícias Institucionais

Fan Zone regressa ao Fontelo em dia de Académico x GD Estoril Praia

No próximo sábado, a Académico de Viseu FC, Futebol SAD promove uma nova Fan Zone, na Rua Dr. Aristides Sousa Mendes, no âmbito da 8.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O espaço estará aberto a partir das 16h00 e contará com comes e bebes, jogos e desafios, proporcionando aos adeptos momentos de convívio e diversão antes do jogo. Para os mais pequenos haverá insufláveis. Como é habitual, vão estar presentes várias roulotes de restauração de negócios locais, entre os quais o Rude Restaurante, o Marcelo dos Kebabs, as Farturas Gonçalinho, os Fumeiros do Demo, a Confraria dos Carneiros e o espaço Viriathus 1914. Os adeptos poderão ainda visitar a Loja Móvel de merchandising do Académico. Tendo em conta a elevada adesão, a Académico de Viseu FC, Futebol SAD deixa algumas recomendações importantes: A entrada antecipada nas bancadas do Estádio do Fontelo. As portas do estádio abrirão 1h30 antes do início do jogo; Sempre que possível, aconselha-se a deslocação a pé ou através de transportes públicos; É aconselhada a chegada com antecedência à Fan Zone, de forma a aproveitar todas as atividades; Para quem se deslocar de carro, sugerem-se como alternativas de estacionamento o Parque da Feira Semanal e o Parque da Radial de Santiago; O bilhete de jogo é pessoal e intransmissível. A sua revenda por um valor superior ao preço de aquisição constitui crime de especulação; É proibida a utilização de adereços alusivos à equipa visitante nos setores destinados aos adeptos do Académico de Viseu. Devido à realização do evento e do encontro, estarão em vigor os seguintes condicionamentos de trânsito: O Parque de Estacionamento do Solar do Dão e a Alameda Messias de Fuschini estarão encerrados entre as 23h00 do dia 8 de outubro e as 23h30 do dia 11 de outubro; Na Rua Dr. Aristides de Sousa Mendes, o estacionamento estará condicionado entre as 23h00 do dia 7 de outubro e as 23h30 do dia 11 de outubro; A Rua Dr. Aristides de Sousa Mendes e a Avenida José Relvas, a partir do Pavilhão do Fontelo, estarão cortadas ao trânsito entre as 08h00 e as 23h30 do dia 10 de outubro.

2026-10-08

Notícias Institucionais

Equipamento Allianz Cup: “Hoje vestimos a homenagem à Cidade que carregou o Académico”

É com grande entusiasmo que a Académico de Viseu FC, Futebol SAD, apresenta o novo equipamento criado, exclusivamente, para o regresso à Allianz Cup. Inspirada na silhueta da cidade e na sua identidade, esta camisola representa uma homenagem a Viseu e aos viseenses. Sob o mote “Hoje vestimos a homenagem à cidade que carregou o Académico”, o equipamento pretende reconhecer o papel de todos aqueles que contribuíram e continuam a contribuir para o crescimento e afirmação do emblema academista. Cada detalhe transporta um pouco de Viseu. Cada linha representa uma Cidade que apoia, acompanha e leva o Académico consigo. Design e Detalhes O preto é a cor predominante do equipamento. Simboliza a força e reforça a elegância da peça. O tecido apresenta um padrão abstrato em preto e cinza, marcado por faixas verticais esbatidas e irregulares, como se tivessem sido pintadas com um pincel. Na zona frontal da camisola, vê-se a silhueta das Torres do Centro Histórico de Viseu, elemento gráfico inspirado num dos símbolos visuais mais conhecidos da Região. O emblema do Académico de Viseu surge com acabamento bordado premium e relevo tátil, conferindo maior detalhe e valorizando a identidade do clube. Além disso, a camisola conta com um selo exclusivo ao centro, um badge comemorativo aplicado na zona central, desenvolvido especificamente para esta edição. O Legado da Final Four de 2022/23  O regresso à Allianz Cup traz consigo a memória de um dos capítulos mais marcantes da história do Académico. Na época 2022/23, o emblema Beirão alcançou, pela primeira vez, as meias-finais da competição, garantindo uma presença inédita na Final Four, disputada em Leiria. Dentro de campo, foi escrito um marco histórico. Fora dele, a Cidade respondeu com uma verdadeira onda academista. Essa energia coletiva é a inspiração para o regresso à competição. Simbolismo  No regresso à Allianz Cup, vestimos Viseu. Vestimos a sua história, os seus símbolos, a memória de quem já caminhou connosco e a ambição de continuar a escrever novos capítulos. Esta camisola é dedicada a todos os viseenses e academistas que fazem parte da nossa história. Aos que estão em Viseu, aos que vivem longe e aos que continuam a carregar o Académico, seja onde for. O novo manto academista terá a sua estreia oficial no próximo dia 28 de outubro, no Estádio do Dragão, no encontro diante do Futebol Clube do Porto. Estará disponível para venda a partir do dia 8 de outubro, às 12h00, na Loja Online do Académico de Viseu e na Loja Física, no Piso 1 do Palácio do Gelo Shopping. Contamos contigo para vermos a cidade vestida de Académico.

2026-10-08

Patrocinadores Principais