Foi com o sentimento de que poderia ter dado mais, que todos os adeptos saíram do Fontelo na tarde do último domingo. Em pleno Dia da Mãe, o Académico de Viseu recebeu no seu Estádio o Penafiel, em partida a contar para a 31ª jornada da Liga Portugal 2 SabSeg.
O calor intenso que se fez sentir em Viseu, contrastou com o ambiente gélido com que se desenrolou o encontro, onde as oportunidades foram poucas para ambos os lados e onde junto às balizas foi pouca a emoção de possíveis lances de golo.
A primeira parte decorreu a um ritmo bastante lento e com lances muito discutidos a meio-campo, como que se as equipas não quisessem desamarrar o nó que prendeu o seu jogo desde o primeiro minuto. Aliás, o primeiro tempo terminou mesmo sem qualquer registo de uma grande oportunidade de perigo. Talvez o facto dos forasteiros terem alterado o sistema tático (passando a jogar com três defesas centrais e ainda uma dupla de trincos, perfazendo uma linha de quase sete jogadores atrás da bola), seja um dos motivos que justificam alguma incapacidade inicial do Académico fazer brilhar o seu estilo nos primeiros 45 minutos.
Mas na segunda parte, com os acertos feitos no balneário, as duas equipas regressaram ao tapete verde do Fontelo com outra vontade. Do lado academista, foram duas as grandes ocasiões que poderiam ter colocado os Viriatos em vantagem. Em primeiro, Roberto Massimo voltou a acertar no poste (tantas vezes nosso amigo, não nos cansamos de o referir) da baliza adversário, após se ter isolado perante Filipe Ferreira. E já na parte final da partida, foi mesmo o guardião penafidelense que negou o golo a Gautier Ott, com aquela que seria considerada a defesa da tarde e que impediu um golo cantado ao avançado francês do Académico.
O conjunto visitante ainda respondeu com duas boas oportunidades nos pés de Adílio Santos, mas o brasileiro não foi capaz de bater Domen Grill.
Com este resultado, o Académico de Viseu regressa aos pontos três jornadas depois, somando neste momento um total de 50 na tabela classificativa. Os Viriatos mantêm o quarto lugar no campeonato e aumentaram a vantagem sobre o quinto classificado, o Vilafranquense.
No próximo fim de semana, a turma viseense desloca-se até Vila Nova de Gaia para defrontar fora de portas a equipa do FC Porto B.