O Académico de Viseu de Nuno Braga voltou a vencer para o campeonato. A vitória caseira por 3-2 sobre o até agora líder da Série A da Liga Revelação, SC Braga, isolou os jovens Viriatos no primeiro lugar da classificação.
Foi com um começo atrativo, envolvido num futebol atacante que Académico e SC Braga deram o pontapé de saída no encontro desta tarde, entre os primeiros dois classificados da tabela à entrada para esta jornada.
Pautado por uma objetividade mais elevada, o conjunto de Nuno Braga foi, progressivamente, tomando conta da partida e chegando cada vez com mais perigo à baliza bracarense. Aos 21 minutos, o marcador foi inaugurado pelo suspeito do costume: Simão Silva, à entrada da grande-área, recebeu a assistência de Bruno Branco e rematou rasteiro para o 1-0. Nem dois minutos volvidos, Facundo Alarcón aproveitou uma desatenção da defensiva adversária, para dobrar a vantagem viseense.
Não deixando respirar os minhotos, a pressão academista manteve-se e, aos 37 minutos, Bruno Branco aproveitou uma assistência primorosa de Alarcón para se isolar perante Tai Znuderl. Após serpentear o guarda-redes, o avançado brasileiro encostou com calma para o 3-0.
Antes do final do primeiro tempo, o SC Braga ainda foi a tempo de reduzir, por intermédio de Afonso Duarte.
Já na etapa complementar, foi a equipa visitante a entrar melhor. O número 10 dos minhotos bisou na partida e reduziu o placar para a margem mínima.
Com um 3-2 no resultado, a turma beirã resistiu às investidas do conjunto da Cidade dos Arcebispos, que não mais conseguiu incomodar realmente a baliza à guarda de Gomes Gerth. Seria mesmo com este resultado que terminaria a partida.
Em reações à segunda vitória em três jogos, o treinador academista Nuno Braga assumiu a justiça do triunfo, apontando já baterias ao próximo jogo em casa: “Entrámos de forma muito forte e intensa no jogo, com a qual conseguimos criar o 3-0. É normal que essa intensidade tenha gerado alguma quebra física, originada também pelo intervalo que não foi benéfico para nós e, para o qual, até podíamos ter saído com uma vantagem maior. Depois disso foi um jogo de resiliência e de espírito de sacrifício. Tivemos de entender os momentos do jogo e admitir que nem sempre dá para fazermos o que queremos. O SC Braga é uma equipa com muitas mais-valias vindas do banco mas penso que a vitória só assentava bem ao Académico. Fomos superiores no jogo todo, mesmo que na segunda parte tivéssemos entrado com um ritmo menor. Os três pontos em mais um jogo em casa eram muito importantes, queremos já aproveitar o próximo jogo para voltarmos a vencer”.
O Académico de Viseu é agora líder isolado da Série A da Liga Revelação, com sete pontos. Na próxima ronda, os Viriatos voltam a jogar em casa. O jogo frente ao Gil Vicente FC está marcado para a próxima terça-feira, às 16H.