A Académico de Viseu FC, Futebol SAD anuncia que o defesa Paulinho é reforço para época 2024/25. Paulinho era um jogador livre no mercado, após terminar o contrato que o ligava ao Leixões SC. O seu novo vínculo, que o une ao Académico de Viseu, terá a duração de uma temporada.
“O que me atraiu foi o projeto e as pessoas que estão envolvidas com o Académico de Viseu. Mostraram que me queriam muito e aceitei este convite com todo o agrado e estou aqui com todo o gosto”, começou por sublinhar Paulinho aos meios de comunicação do clube viseense. O novo defesa academista abordou ainda quais são as suas principais características: “Sou um jogador de equipa, de grupo, alguém que dentro de campo dá tudo pelo clube que está a representar. Acho que essa é a minha imagem de marca. Sou muito profissional e a minha carreira fala por si, com muitos jogos na I Liga, competição na qual joguei quase sempre e isso é um motivo de orgulho. Agora é dar continuidade aqui no Académico”.
O plantel do Académico é composto por muita juventude, e Paulinho vem agora trazer um aporte de bastante experiência: “Acredito que se aprende muito com os jovens. A idade é apenas um número e estamos sempre a aprender. Claro que também venho com o intuito de ajudar os meus colegas e ajudar o clube a atingir os seus objetivos”.
Por fim, Paulinho deixou ainda uma palavra para os adeptos do Académico: “Peço aos adeptos que nos apoiem durante o ano, porque nós vamos fazer tudo dentro do campo para puxar a massa associativa para o nosso lado. Com o apoio de todos ficará mais fácil atingir os nossos objetivos”.
Perfil | Mais de 300 jogos concretizados
Paulo Sérgio Mota – Paulinho – nascido no Porto há 32 anos, é um lateral-direito que fez toda a formação nas escolinhas do FC Porto. Nos últimos seis meses esteve ao serviço do Leixões SC, onde realizou 14 jogos e concretizou uma assistência. Chega livre de contrato e assina com o Académico de Viseu a custo zero.
Paulinho apresenta uma carreira com mais de 300 jogos (318 no total) realizados em diversos emblemas e diversos patamares. Tem quase 200 jogos (197) no principal escalão da Liga portuguesa, ao serviço de Moreirense, União da Madeira, SC Braga, GD Chaves, Gil Vicente e Marítimo; 68 jogos na Liga II, representando emblemas como Moreirense e Leixões, onde esteve em mais do que uma ocasião.
Conta ainda com uma passagem pela liga da Grécia, onde representou o AEK durante ano e meio, entre 2019/20 a 2010/21. Na Grécia participou em 38 jogos no total, sendo três deles na fase de qualificação da Liga Europa.
Paulinho completou o último ano da sua formação já ao serviço do Leixões, deixando para trás as escolinhas do FC Porto, onde representou todos os escalões. No Leixões foi promovido à primeira equipa, que disputava, então, a Liga 2. Seguiu-se o Moreirense e a primeira experiência na I Liga. Em Moreira de Cónegos permaneceu três temporadas antes de se mudar para o União da Madeira. Ingressou, depois, no GD Chaves, onde esteve três épocas, com um empréstimo de seis meses ao SC Braga, em 2016/17, pelo meio. Finda a ligação com os flavienses, mudou-se, então, para o AEK da Grécia. O regresso a Portugal deu-se pela porta do Gil Vicente, onde esteve seis meses antes de voltar ao Moreirense, seguindo-se o Marítimo e, por fim, de novo o Leixões.
Bem-vindo e boa sorte, Paulinho.