Clube 2024-05-27

Académico de Viseu FC arrecada cinco títulos distritais no futebol de formação

O Académico de Viseu Futebol Clube conquistou, este fim de semana, três títulos distritais nos escalões jovens de Sub-12, Sub-16 e Sub-18. A estas conquistas juntam-se outros dois campeonatos distritais já alcançados nas últimas semanas, nos escalões de Sub-13 e Sub-14. Esta é a primeira vez na história que o clube garante um número tão grande de títulos regionais numa só temporada.

 

Este sábado, foi em Moimenta da Beira que os infantis (Sub-12) do Académico carimbaram o título regional, ao golearem o CD Leomil por 8-0. Com 33 pontos na fase de apuramento de campeão, os mesmos que o segundo classificado, os jovens Viriatos beneficiaram da vantagem na diferença de golos (58 marcados e 11 sofridos) face ao CF “Os Repesenses”.

No mesmo dia, mas a cerca de 40 quilómetros, foi em Lamego que os juniores B (Sub-18) se sagraram campeões em casa do Sporting Clube de Lamego. A necessitar de apenas um ponto, os academistas convenceram mais uma vez, vencendo por 3-0, fechando uma série de 11 vitórias e dois empates nos quais marcaram 54 golos e sofreram apenas seis. A par da conquista regional, foi dia de também festejar a subida à 2ª Divisão Nacional de Juniores, marcando mais um feito histórico no clube: ter a equipa A e B do escalão de juniores nas duas principais divisões nacionais.

Já no domingo, foi a vez dos juvenis (Sub-16) do emblema beirão também festejarem a conquista do campeonato distrital. A duas jornadas do final do calendário, os jovens Viriatos empataram a duas bolas com o Sport Viseu e Benfica, resultado que chegou para também carimbar a subida à 2ª Divisão Nacional de Sub-17. Num percurso por terminar, os juvenis do Académico registam um brilhante registo de 11 vitórias e um empate em 12 jogos, nos quais marcaram 51 golos e sofreram apenas seis.

Aos três títulos conquistados neste fim de semana, juntam-se outros dois já arrecadados no presente mês de maio. Os primeiros a festejaram foram os viseenses do escalão de iniciados (Sub-14), que fecharam com chave de ouro o título distrital e a subida à 2ª Divisão Nacional de Sub-15: goleada em casa do GD Oliveira de Frades por 7-0. Esta foi a 13ª vitória em 14 jogos, onde se registam 59 golos marcados e 13 sofridos. Por fim, também os Sub-13 tinham festejado em casa a conquista do campeonato regional do seu escalão, ao baterem o Dínamo CE por 3-1. Também este escalão somou 13 vitórias e um empate em 14 jogos, com 55 golos marcados e apenas oito sofridos.

Esta é já uma temporada ímpar na história do Académico de Viseu, a primeira em que o emblema mais representativo da Beira-Alta somou tantos títulos regionais de uma só vez. Aos já alcançados, os escalões de formação do Académico de Viseu poderão ainda somar as taças distritais pelas quais lutarão nas próximas semanas.

Partilhar:
Clube

Tomás Sousa sagrou-se Campeão Nacional em Setúbal

O nadador do Académico de Viseu sagrou-se Campeão Nacional dos 100 metros Mariposa, no Campeonato Nacional de Infantis, em Setúbal. A prova decorreu nas piscinas da Manteigadas e contou com 92 Clubes e 399 nadadores. O Nacional de Infantis disputou se durante 5 sessões, entre os dias 19 e 21 deste mês, na piscina de 50 metros das Manteigadas em Setúbal. O Académico de Viseu apurou para esta competição nove nadadores, sendo eles Alice Rodrigues, Filipa Dias, Matilde Fernandes, Maria Miguel Lopes, André Santos, Gabriel Correia, Rafael Parente, Tiago Ôlas e Tomás Sousa. Tomás Sousa foi quem mais alto voou, desde logo pelo Título Nacional na prova de 100 Mariposa. O jovem nadador do Académico venceu e convenceu na distância, com a fantástica marca de 1.02.86s. O Viseense subiu ainda ao pódio na prova de 200 Livres, onde foi Vice-campeão Nacional, conseguindo ainda o Bronze na prova de 200 Estilos. Maria Miguel Lopes foi outra Academistas em destaque em Setúbal, com a conquista da medalha de Bronze na prova de 100 Bruços. Mas estafetas o Académico de Viseu esteve também em evidência, com dois novos records da ANCNP. A estafeta Masculina de 4x50 Estilos, com Rafael Parente, Tomás Sousa, Tiago Ôlas e André Santos, nadou para novo máximo de sempre da ANCNP. A estafeta Mista da mesma prova alcançou o mesmo feito, desta feita com Rafael Parente, Maria Lopes, Tomás Sousa e Alice Rodrigues. Nota ainda para o grande número de novos máximos pessoais, com a notável cifra de 80% de recordes pessoais. Termina desta forma a época da secção de natação do Académico de Viseu, com mais um título Nacional para o seu vasto palmarés. A época 2024/2025 tem o início agendado para o próximo dia 2 de setembro.

2024-07-22

Clube

Académico de Viseu é finalista por seis vezes no Jamor

Os nadadores do Académico estiveram no Jamor a disputar o Nacional de Absolutos, com ambição, e vontade de chegar às finais. Conseguiram fazê-lo em seis provas, com classificações meritórias, onde os máximos pessoais foram o ponto alto. O Nacional disputou-se entre os dias 12 e 14 deste mês, em regime de eliminatórias e finais. Estiveram a nadar no Jamor 110 Equipas com um total de 809 atletas. João Vitória apurou-se para as finais de 100 e 200 Costas, brilhando nas finais. Os records pessoais não chegaram para ser “feliz”, se atendermos ao facto de nadar a final dos 100 metros Costas em 1.03.99s e o pódio ter fechado em 1.03.73s. A prova de 200 Costas teve a particularidade de contar com dois atletas do Académico de Viseu, com Miguel Batista a figurar também entre os finalistas. Madalena Figueira conseguiu lugar nas finais de 200 Estilos e 200 Costas, classificando-se nas quinta e sexta posições da final Nacional, respetivamente. Já Guilherme Silva conseguiu apurar-se para a final do 200 Livres, na última jornada do Nacional, classificando-se no décimo lugar final. O Académico de Viseu desloca-se agora a Setúbal, já no próximo fim de semana, onde disputará o Nacional de Infantis, em busca das melhores classificações Nacionais possíveis. Recorde-se que os Academistas conseguiram apurar para esta prova nove jovens atletas. A prova irá disputar-se entre os dias 19 e 21 de julho, nas piscinas, de dimensões Olímpicas das Manteigadas.

2024-07-15

Clube

Académico de Viseu Certificado como Entidade Formadora de 3 Estrelas no Futebol Feminino

O Académico de Viseu Futebol Clube tem o prazer de anunciar que foi certificado, pela Federação Portuguesa de Futebol, como Entidade Formadora de 3 Estrelas no espectro do Futebol Feminino. Esta distinção reflete o nosso crescimento, profissionalismo e qualidade no desenvolvimento das nossas jogadoras. A obtenção desta certificação de 3 Estrelas é um marco significativo para o Académico de Viseu Futebol Clube, destacando o nosso compromisso e excelência desde que iniciámos a modalidade de futebol feminino. As condições estruturais, humanas e físicas de que dispusemos nesta que foi a sua primeira temporada, foram determinantes para alcançarmos este reconhecimento, e são prova do investimento contínuo em instalações de alta qualidade, e na criação de um ambiente propício ao desenvolvimento das nossas atletas. O Académico de Viseu congratula-se com esta certificação, assegurando o compromisso de estar já a trabalhar para alcançar os mais altos patamares da mesma, o mais rápido possível. Esta conquista é um testemunho do esforço e dedicação de todos os envolvidos no clube, desde a direção, equipa técnica, jogadoras, até aos nossos adeptos e parceiros. Continuaremos a investir na formação e a criar condições para que as nossas jovens atletas possam atingir o seu máximo potencial, tanto dentro como fora dos campos. Este reconhecimento da Federação Portuguesa de Futebol é um incentivo para continuarmos a nossa missão de formar não apenas jogadoras de futebol, mas também cidadãs exemplares.

2024-07-15

Patrocinadores Principais