Notícias Institucionais 2024-04-25

Académico de Viseu organiza Gala de celebração do 110º aniversário da História do clube

Evento terá lugar no dia 16 de junho, pelas 17h30 e será o ponto alto de um dia onde a cidade e clube vão, também, conviver no Arraial do Académico.

No ano em que se celebra o 110º aniversário do Académico de Viseu Futebol Clube, o emblema viseense vai evocar condignamente a sua História.  

Para o dia 16 de junho estão agendadas diversas iniciativas e o ponto alto será a Gala do 110º Aniversário, que irá decorrer a partir das 17.30 horas, numa das mais míticas salas de eventos da cidade, o Teatro Viriato, e para o qual já foram endereçados convites às mais diversas individualidades e entidades oficiais.

Nesta Gala serão atribuídos prémios aos atletas que se destacaram no último ano com o emblema do Académico de Viseu, mas também haverá lugar a homenagens aos que, ao longo dos tempos, têm pautado a sua vida em dedicação e esforço por Viseu, pela região e, naturalmente, pelo centenário clube.

Além da Gala, ao longo desse dia, 16 de junho, irá também decorrer em paralelo o Arraial do Académico, evento pensado para toda a comunidade visieense, onde haverá espaço para jogos tradicionais, uma fan zone, vários concertos e street food. Terá lugar no Jardim Sensorial de Santo António.

Um dia destinado ao convívio entre clube e toda a cidade.

As comemorações do 110º aniversário arrancaram em janeiro com a estreia do novo equipamento, onde o dourado sobressai, alusivo à data especial que se celebra.

Partilhar:
Notícias Institucionais

Instituições Comunitárias presentes no Arraial de comemoração dos 110 anos do Académico de Viseu Futebol Clube

Realizado no final de tarde / início de noite deste domingo, no Jardim Sensorial de Santo António, junto à Escola Secundária Emídio Navarro, em Viseu, o Arraial Académico contou com a participação de três Instituições de ajuda e apoio à comunidade viseense: a Turma do Funil / Lenda Rebelde, a Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV) e a Associação Juvenil Ready to Help. Em estreita colaboração com o Académico de Viseu Futebol Clube, três instituições de solidariedade da região de Viseu estiveram presentes no evento, angariando fundos para futuras iniciativas e publicitando a sua missão, a sua visão e os seus valores. A Turma do Funil / Lenda Rebelde Associação foi uma das três instituições presentes. A Presidente da organização, Cláudia Ferreira, admitiu que a ligação com o clube é uma mais-valia: “Em termos do evento, só o facto de podermos estar a colaborar com o Académico é sempre um ponto vantajoso para nós. Ao nível social, trabalhamos com muitas faixas etárias e situações distintas, principalmente com os nossos jovens e com o desporto. Por isso, é sempre uma mais-valia para nós e para quem conta connosco. Já não duvidamos de que continuaremos, no futuro, de mãos dadas com o Académico”. Já Francisca Almeida, Presidente da Associação Juvenil Ready to Help, instituição que tem como missão ajudar tanto a cidade como os habitantes de Viseu, com a criação de projetos de apoio a lares, ao ambiente e a outras causas, revelou que a organização quer ainda chegar a mais pessoas: “É importante dar a conhecer a Viseu aquilo que a sua juventude tem para oferecer à sociedade, nomeadamente com o que temos feito, voluntariamente, pelos que têm menos capacidades e que estão mais desfavorecidos. Lutamos para divulgar a força do associativismo juvenil em Viseu, querendo chegar a mais pessoas, a mais instituições que sejam futuras parceiras e a outras que necessitem do nosso apoio. É também por isso que estamos aqui”. Igualmente, em declarações aos canais oficiais do Académico de Viseu, Luísa Oliveira, Técnica de Intervenção Precoce e representante do Grupo de Angariação de Fundos da APCV, assumiu a vontade de contar com o Académico de Viseu no futuro: “Agradecemos ao Académico por este convite. É significativa a nossa presença, visto termos em curso uma obra dispendiosa, que dará resposta a muitas das famílias que necessitam da nossa ajuda. Esta angariação de fundos que o Académico nos permitiu fazer, será capital para conseguirmos concluir a mesma. Conhecemos bem o lado social e comunitário do Académico, por isso mesmo queremos que a esta se juntem outras iniciativas em conjunto no futuro”.

2024-06-21

Notícias Institucionais

“Voz do Interior” é o novo Hino do Académico de Viseu Futebol Clube

A Gala dos 110 anos do clube Beirão, que ocorreu esta tarde no Teatro Viriato, em Viseu, foi encerrada com a apresentação oficial do novo Hino intitulado “Voz do Interior”, música da autoria da jovem fadista viseense, Mara Pedro.  Está oficialmente revelado o novo Hino do Académico de Viseu Futebol Clube. Com participação especial da fadista da terra, Mara Pedro, a música que faz agora parte da história do emblema beirão, exalta o espírito do mesmo e o orgulho dos seus adeptos. A letra celebra a história e a ousadia do Académico de Viseu, destacando o fervor crescente e a determinação em alcançar novos patamares. Menciona também a importância do Estádio Fontelo e a relevância do passado vitorioso do clube, com recurso a um refrão que convoca o Académico a manter viva a voz dos viseenses, celebrando as conquistas e o orgulho de vestir as cores do clube. As bancadas sempre atentas, refletem a paixão dos academistas e a estratégia em campo, com a meta de se tornarem campeões. A letra termina reafirmando a lealdade e a luta incessante até o final, típica do espírito beirão indomável que representa a terra e o legado de Viriato. Em declarações no final da Gala dos 110 anos do Académico de Viseu, Mara Pedro, assumiu a grande tarefa que teve pela frente, afirmando sentir-se honrada: “Foi mesmo um grande desafio. Compactar 110 anos numa só música foi algo que nunca me tinham sugerido. Estive sempre em comunicação com o Académico, para estarmos em sintonia com aquilo que queríamos transmitir às pessoas e transportar-lhes a história do clube. Sinto-me muito feliz e honrada”. A fadista e compositora viseense considerou ainda que o novo Hino do clube faz parte do verdadeiro Ponto de Viragem academista: “Palavras-chave como “Viriato”, “Muralhas”, “Interior”, entre outras que são o que nós representamos ajudaram-nos a transparecer o espírito guerreiro. Desde o início que foi incrível fazer parte deste processo. Este é um momento de agregação entre todos os academistas e, tal como dizemos na letra, este é um ponto de viragem do clube que todos desejamos que o leve em frente”.

2024-06-17

Notícias Institucionais

“Queremos competir ao mais alto nível e conquistar troféus que engrandeçam ainda mais o nome do Académico de Viseu”

Decorreu neste fim de tarde, no Teatro Viriato, em Viseu, a Gala do 110º aniversário do Académico de Viseu Futebol Clube. No evento lotou a sala de espetáculos mais emblemática da cidade, o presidente do Académico, Mariano Lopez, fez diversas revelações e mostrou ambição para o futuro: “Temos um sonho que nos move e nos inspira: queremos fazer melhor desportivamente do que nas épocas anteriores pois o Académico de Viseu é mais do que uma simples equipa de futebol, é um símbolo de perseverança e paixão.” Entre as mensagens reveladas durante a Gala, destaque para as declarações de Fernando Gomes, presidente da FPF, que sublinhou juntar-se “aos viseenses no desejo de ver o Académico reviver os seus tempos mais áureos” e a de Pedro Proença, presidente da Liga, que destacou que “o Académico representa os valores da marca Liga Portugal”. O Académico de Viseu Futebol Clube realizou, neste final de tarde de 16 de junho, a sua Gala Oficial das comemorações do 110º aniversário. O evento, realizado no Teatro Viriato, levou até Viseu os mais altos representantes de inúmeras instituições da região e do País, entre eles a Federação Portuguesa de Futebol, Liga de Clubes, Associação de Futebol de Viseu, representada pelo seu presidente José Carlos Lopes, também Carlos Marta, do Tondela; Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e diversos emblemas da I e II Liga e da região. O presidente do Académico de Viseu, Mariano Maroto Lopez, deu as boas-vindas aos muitos convidados e público em geral que esgotou o auditório. “Fundado há 110 anos, o nosso clube tem uma história rica e recheada de sucessos desportivos. Cada vitória, cada conquista, cada momento de superação foi construído com muito trabalho, dedicação e, acima de tudo, com o apoio incondicional dos nossos atletas, técnicos, dirigentes e adeptos”, começou por assinalar, apontando o caminho que tem de ser seguido: “Temos a honra e a responsabilidade de sermos dignos representantes desportivos desta cidade e desta região. E é com esse espírito que renovamos, diariamente, o nosso compromisso com a excelência e com a promoção do desporto. Nesta noite especial, celebramos as nossas conquistas do passado e olhamos para o futuro com ambição e determinação. Temos um sonho que nos move e nos inspira: queremos fazer melhor desportivamente do que nas épocas anteriores. Queremos competir ao mais alto nível e conquistar troféus que engrandeçam ainda mais o nome do Académico de Viseu.Para atingirmos este objetivo, sabemos que é essencial o apoio de todos: atletas, equipa técnica, dirigentes, patrocinadores e, principalmente, os nossos adeptos e sócios, que são a alma do nosso clube. Juntos, somos mais fortes e juntos, alcançaremos os nossos sonhos. Porque o Académico de Viseu é mais do que uma simples equipa de futebol, é um símbolo de perseverança e paixão”.

2024-06-16

Patrocinadores Principais