O nadador do Académico conquistou o Ouro na prova de 200 Costas, onde derrotou o atleta do FCPorto, Manuel Von Ferreira, que foi medalha de Prata ocupando o terceiro lugar Santiago Pereira do Cantanhedense. Estiveram em prova 42 Clubes, a disputar o Zonal Norte, durante 5 intensas sessões de muita competição.
O Campeonato Zonal Norte disputou-se em Castro Daire, depois de ter estado marcado para a cidade de Viseu, sendo deslocado para aquela cidade, por impossibilidade da realização da prova no Fontelo.
Este Campeonato é disputado em duas zonas, Norte e Sul, marcando presença nesta competição todas as equipas da zona Norte. A prova disputou-se em cinco sessões, entre os dias 15 e 17 de março.
O Académico de Viseu esteve com 12 nadadores, tendo estado em grande plano com a conquista de nove medalhas. O destaque vai para a vitória de Rafael Parente nos 200 Costas, com o tempo de 2,24,27s.
Foram nove as medalhas alcançadas pelo Académico de Viseu neste Zonal, com um Ouro, cinco medalhas de Prata e três medalhas de Bronze. É uma cifra fantástica, que diz muito do valor desta equipa do Académico. Para além do número de pódios alcançados há ainda a destacar a presença de 3 nadadores do Académico no Top Ten da competição, galardoados pela organização do Torneio, como os melhores no conjunto de todas as provas. Foram eles Tomás Sousa na terceira posição, Rafael Parente na nona e Maria Miguel Lopes na oitava posição.
Foi um fim de semana fantástico para aquilo que é a base da formação da equipa do Académico de Viseu. Tomás Sousa foi uma das figuras deste Zonal com a conquista de 4 medalhas, tantas como as provas que nadou. A jovem promessa do Académico conseguiu ainda estar no top 3 da Geral Final, resultado de grande valor e destaque para o Academista. As medalhas conquistadas por Tomás Sousa foram a Prata nos 400 Livres, 100 Bruços e 200 Estilos, conquistando o Bronze nos 200 Livres.
Na contabilização das medalhas destaca-se ainda a medalha de Prata conquistada por Filipa Dias nos 200 Mariposa. Maria Miguel Lopes foi outra das medalhadas pelo Académico de Viseu, com a conquista da medalha de Prata na prova de 100 Bruços.
A equipa de estafeta do Académico, com os atletas Tomás Sousa, Rafael Parente, André Santos e Tiago Ôlas, foi medalha de Bronze nos 4x50 Livres e 4x50 Estilos. Foram duas prestações fabulosas, subindo ao pódio do Zonal, tarefa que se afigurava muito “cara”, fruto da forte concorrência em competição.
Foi uma prestação fantástica para os Academistas, que deram garantias da qualidade desta formação, que assegura de forma segura o futuro da natação do Académico de Viseu.