Clube 2024-02-13

Academistas João Vitória e Madalena Figueira nas finais do Arena Lisbon International Meeting

Numa edição em que foram batidos alguns records do Meeting, com uma valiosa participação dos atletas Brasileiros, foi uma edição muito concorrida com 15 equipas Estrangeiras. Participar nas finais estava complicado, mas não era impossível e os jovens nadadores do Académico conseguiram marcar presença, com dois apuramentos fantásticos.

O Académico de Viseu participou nesta edição do Meeting com uma equipa renovada e muito jovem, deu uma excelente réplica, com records pessoais e, ainda mais importante, conseguiu estar presente nas finais.

Estiveram em Lisboa a disputar o Arena Lisbon International Meeting 87 equipas com um total de 651 nadadores. A prova disputou-se nos dias 10 e 11 deste mês no Complexo Olímpico de piscinas do Jamor.

Foi um fim de semana de estreia absoluta em Meetings Internacionais para os jovens que formaram a convocatória do Académico de Viseu. Nesta fase da preparação dos Nacionais de Inverno avalia-se o estado de preparação dos atletas, predizendo o que irá acontecer daqui a pouco mais de um mês, no Nacional. As referências foram ótimas, com todos os Academistas presentes a somarem records pessoais.

Madalena Figueira foi finalista nos 200 Costas, ainda com idade de Júnior, valorizando o seu apuramento. Nos 50 Livres nadou em 28.99s, a sua melhor marca de sempre, repetindo record pessoal nos 50 Costas, com o tempo de 33.04s.

João Vitória logrou participar numa final pela primeira vez, com o fantástico apuramento na prova de 200 Costas. Foi a sua primeira participação neste Meeting onde chegou com a marca de 2.22.92s, classificando-se para as finais da tarde com uns bons 2.20.30s. Na final, o ainda Juvenil João Vitória, não vacilou e voltou a bater o seu melhor tempo, rodando na final em 2.20.13s. Participação incólume do atleta nesta Competição. O Academistas somou ainda mais um record pessoal com 1.05.74s nos 100 Costas, contra os seus 1.09.01s de entrada.

Miguel Batista foi também feliz na sua participação destacando-se os excelentes 1.05.59s nos 100 Costas e os 2.25.72s nos 200 Estilos. O jovem Nadador do Académico somou a sua melhor marca de sempre em tudo o que nadou.

Guilherme Silva, também juvenil e a nadar entre os melhores do país pela primeira vez, nesta edição, com uma forte participação internacional, não acusou qualquer tipo de pressão e teve também uma estreia auspiciosa, fez o pleno de records pessoais. O Academista somou por novos máximos pessoais todas as provas que nadou, saindo de Lisboa valorizado e já apurado para o Nacional

Já no próximo fim de semana o Académico de Viseu desloca-se a Vagos, com 32 Cadetes, para disputar o Torregri e o Torneio 1ª Braçada. É um record de cadetes em competição para o Académico de Viseu, que está em franco crescimento nos escalões de base. As provas irão disputar-se em três sessões, nos dias 17 e 18, nas Piscinas do Colégio Calvão, em Vagos.

Partilhar:
Clube

Académico soma 51 medalhas no Campeonato Regional da ANCNP

Os Academistas foram à Mealhada somar um número fantástico de conquistas, com uma soma de medalhas fabulosa, de onde se destacam 25 Títulos conquistados. O Académico de Viseu apresentou-se na Mealhada com 23 nadadores, com foco nas vitórias. O objetivo passava por somar pódios e títulos, aliando isso a prestações competentes. Estiveram a disputar a prova 17 Clubes e 270 Nadadores, proporcionando a todos os presentes quatro sessões de grande competição. O Académico de Viseu foi uma presença assídua nas cerimónias protocolares de entrega de prémios, com vários destaques ao longo do fim-de-semana. Um dos grandes destaques foi a estafeta Juvenil dos Academistas, composta por Tomás Sousa, Rafael Parente, Tiago Ôlas e André Santos, esteve em grande plano com a conquista de cinco Títulos. Do fantástico fim de semana destaca-se também Tomás Sousa, que para além das estafetas conquistou cinco títulos individuais. Na mesma linha estiveram Mafalda Rosa e Rafael Parente que arrebataram, com as cores do Académico de Viseu, mais quatro títulos cada um. A prestação coletiva dos Academistas foi das melhores em termos de clubes, prova disso são as 51 medalhas trazidas para a cidade de Viseu. Há ainda a destacar a estreia da atleta Internacional Mafalda Rosa, com as cores do Académico de Viseu, logo com um Record Absoluto da ANCNP, na prova de 1500 Livres, com a marca de 16.49.67s. Os Academistas estão agora concentrados na preparação do Nacional de Clubes da 2a Divisão, que terá lugar nos próximos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, nas piscinas de Santo António dos Cavaleiros, em Lisboa. O Académico procura garantir a manutenção com a equipa feminina e masculina. Antes do Nacional de Clubes a nadadora Internacional Academista, Mafalda Rosa, encontra-se na Arábia Saudita, onde irá disputar os 10 Km na Taça do Mundo de Águas Abertas, em Neom Bay, ao serviço da Seleção Nacional Portuguesa.

2024-11-20

Patrocinadores Principais