Clube 2024-02-13

Academistas João Vitória e Madalena Figueira nas finais do Arena Lisbon International Meeting

Numa edição em que foram batidos alguns records do Meeting, com uma valiosa participação dos atletas Brasileiros, foi uma edição muito concorrida com 15 equipas Estrangeiras. Participar nas finais estava complicado, mas não era impossível e os jovens nadadores do Académico conseguiram marcar presença, com dois apuramentos fantásticos.

O Académico de Viseu participou nesta edição do Meeting com uma equipa renovada e muito jovem, deu uma excelente réplica, com records pessoais e, ainda mais importante, conseguiu estar presente nas finais.

Estiveram em Lisboa a disputar o Arena Lisbon International Meeting 87 equipas com um total de 651 nadadores. A prova disputou-se nos dias 10 e 11 deste mês no Complexo Olímpico de piscinas do Jamor.

Foi um fim de semana de estreia absoluta em Meetings Internacionais para os jovens que formaram a convocatória do Académico de Viseu. Nesta fase da preparação dos Nacionais de Inverno avalia-se o estado de preparação dos atletas, predizendo o que irá acontecer daqui a pouco mais de um mês, no Nacional. As referências foram ótimas, com todos os Academistas presentes a somarem records pessoais.

Madalena Figueira foi finalista nos 200 Costas, ainda com idade de Júnior, valorizando o seu apuramento. Nos 50 Livres nadou em 28.99s, a sua melhor marca de sempre, repetindo record pessoal nos 50 Costas, com o tempo de 33.04s.

João Vitória logrou participar numa final pela primeira vez, com o fantástico apuramento na prova de 200 Costas. Foi a sua primeira participação neste Meeting onde chegou com a marca de 2.22.92s, classificando-se para as finais da tarde com uns bons 2.20.30s. Na final, o ainda Juvenil João Vitória, não vacilou e voltou a bater o seu melhor tempo, rodando na final em 2.20.13s. Participação incólume do atleta nesta Competição. O Academistas somou ainda mais um record pessoal com 1.05.74s nos 100 Costas, contra os seus 1.09.01s de entrada.

Miguel Batista foi também feliz na sua participação destacando-se os excelentes 1.05.59s nos 100 Costas e os 2.25.72s nos 200 Estilos. O jovem Nadador do Académico somou a sua melhor marca de sempre em tudo o que nadou.

Guilherme Silva, também juvenil e a nadar entre os melhores do país pela primeira vez, nesta edição, com uma forte participação internacional, não acusou qualquer tipo de pressão e teve também uma estreia auspiciosa, fez o pleno de records pessoais. O Academista somou por novos máximos pessoais todas as provas que nadou, saindo de Lisboa valorizado e já apurado para o Nacional

Já no próximo fim de semana o Académico de Viseu desloca-se a Vagos, com 32 Cadetes, para disputar o Torregri e o Torneio 1ª Braçada. É um record de cadetes em competição para o Académico de Viseu, que está em franco crescimento nos escalões de base. As provas irão disputar-se em três sessões, nos dias 17 e 18, nas Piscinas do Colégio Calvão, em Vagos.

Partilhar:
Clube

Académico triunfa por 4 vezes no Regional de Clubes

Foram quatro as vitórias Absolutas do Académico de Viseu no Regional realizado em Estarreja, numa prova bem disputada, de onde os Viseenses saíram com uma elevada percentagem de records pessoais, traduzindo-se no “engordar” do número de atletas apurados para os Nacionais.  A prova teve lugar nos passados dias 20 e 21 de abril, com a presença de 16 clubes, que presentearam o quem foi assistir ao evento com um grande espetáculo competitivo, ao longo das duas sessões. André Moura foi quem se destacou tendo posto ao serviço do Académico a sua vasta e brilhante experiência. O consagrado nadador do Académico de Viseu foi o melhor em competição nos 100 e 200 Bruços, vencendo categoricamente os 200 Estilos. O nadador Academista brilhou mais uma vez ao serviço dos Academistas, demonstrando o seu prestígio em mais uma prova da ANCNP, onde é respeitado por todos. Madalena Figueira foi a inquestionável vencedora dos 200 Costas, com 2.26.38s, derrotando toda a concorrência, com novo máximo pessoal. Nesta edição os Academistas apresentaram-se com a média de idades mais baixa de sempre, numa prova disputada por equipas, conseguindo ainda assim subir ao pódio da geral, com o terceiro posto por equipas. Os vencedores deste ano foram os atletas do CAPGE de Ílhavo. Com esta classificação os Academistas demonstraram ter o futuro assegurado, com jovens atletas muito promissores. Nota ainda para Matilde Fernandes que garantiu a presença nos Nacionais desta época, com a brilhante prestação nos 200 Estilos.  A equipa de natação do Académico entra agora num ciclo frenético de competições, com a disputa de uma prova para Cadetes, nos dias 27 e 28,  no XX Torneio Cidade de Espinho. Ainda no dia 27 os Academistas marcarão presença em Coimbra no XXXVIII Torneio Sigeo Tsukagoshi, no Complexo Olímpico. Logo no dia 1 de Maio os Academistas deslocam-se a São João da Madeira onde disputarão o III Torneio 1ª Braçada, em Cadetes. Três dias depois segue uma equipa para o Complexo Olímpico de Coimbra, onde decorre o Meeting Internacional “Queima das Fitas”, disputando-se em simultâneo o Torneio Vila Danta, em Espinho, onde o Académico também marcará presença. Este ciclo frenético termina no dia 11 de maio, com o LeiriaSwim, onde o Académico levará uma comitiva composta por 45 atletas, para disputar a competição em Cadetes, Infantis, Juvenis, Juniores e Seniores. São seis competições em menos de 15 dias, onde as cores do Académico de Viseu estarão, por certo, bem representadas. 

2024-04-22

Clube

Madalena Figueira nas finais do Open de Portugal

Sabor agridoce na prova de 200 Estilos, com o quarto lugar Júnior Nacional, muito perto das medalhas. O desempenho da jovem júnior esteve muito perto de dar medalha, nadou para record pessoal, mas na chegada não caiu para a Viseense. Estiveram no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra, entre os dias 4 e 7 de abril, 805 nadadores, de 105 clubes. Foi um Nacional muito bem conseguido para os Academistas, com um total de 8 records pessoais, mostrando a positiva evolução dos Academistas. Madalena Figueira mostrou-se no seu melhor registo de sempre, também nas provas de 50 e 100 Costas, o que configura uma época de Inverno de sucesso. João Vitória continuou a saga dos quartos lugares para o Académico de Viseu, desta feita na prova de 200 Costas, em Juvenis. O promissor jovem nadador Academista conseguiu a bela marca de 2.18.58s, somando a este desempenho os 1.04.18s nos 100 Costas, também Record Pessoal. O também juvenil Academista, Miguel Batista, nadou os 100 Costas em 1.04.95s, ficando na sétima posição. Nos 200 Costas e nos 400 Estilos conseguiu também os seus melhores tempos de sempre, alcançando a sexta e sétima posições Nacionais, respetivamente. Guilherme Silva nadou as provas de 400, 800 e 1500 Livres, mostrando-se competitivo, não conseguindo, no entanto, bater as suas melhores marcas. A participação do Académico traduz-se facilmente, com um total de oito records pessoais e onze classificações no Top10 Nacional. Os Academistas preparam já a deslocação a Estarreja, onde disputam a 1ª Divisão do Torneio de Clubes da ANCNP, já nos próximos dias 20 e 21 de abril.

2024-04-08

Patrocinadores Principais