Clube 2024-02-19

Cadetes do Académico somam vitórias em Vagos

Os nadadores Cadetes do Académico foram no passado fim de semana a Vagos disputar o Torregri e o Torneio “1ª Braçada”, numa excelente organização da ANCNP. Marcaram presença nas Piscinas do Colégio Calvão 32 nadadores Academistas, ficando bem vincado onde está o futuro da natação Viseense.

Com dois Torneios de Cadetes a serem disputados em Vagos, nos dias 17 e 18 de fevereiro, o Académico esteve presente durante os dois dias, marcando presença nas Piscinas do Colégio Calvão, onde se apresentou com duas jovens equipas com muito potencial, mostrando todos os nadadores, desde muito novos, aquilo de que são capazes. Estiveram em Vagos ao longo dos dois dias 277 atletas Cadetes.

No Torregri estiveram em prova 16 equipas e o Académico de Viseu apresentou Barbara Saraiva, Benedita Garcia, Carminho Silva, Eva Gonçalves, Inês Martins, Matilde Andrade, Salomé Figueiredo, Francisco Vitória, Duarte Silva, Duarte Fernandes, César Parente, Manuel Fonseca, Lourenço Dias, Santiago Garcia, Santiago Ferreira, e Rodrigo Morais.

O destaque vai para o grande número de vitórias conquistadas, mas também para o excelente desempenho de todos os nadadores do Académico que competiram sempre com grande atitude, qualidade técnica e vontade de fazer sempre melhor.

Este é seguramente um dos grupos mais prometedores dos últimos anos.

Torneio “1ª Braçada”

 Nesta prova estavam em competição 135 atletas de 9 equipas da ANCNP, demonstrando todos muito entusiamos e vontade de dar as primeiras braçadas em competição.

O objetivo principal desta competição é dar a primeira experiência competitiva aos nadadores, preparando-os para integrarem a equipa de Cadetes dos Torregris.

O Académico convocou para esta prova Madalena Figueiredo, Matilde Rodrigues, Maria Trindade, Leonor Fonseca, Leonor Lopes, Afonso Antunes, Anael Costa, Bruno Saraiva, Bernardo Vale, João Fonseca, Martim Oliveira, Guilherme Morais, Guilherme Trindade, Tomás Ferreira, Pedro Felizardo e Santiago Correia.

A vontade de vencer foi claramente o que definiu as prestações dos Viseenses, havendo provas onde os jovens “golfinhos” só tinham em mente vencer, esquecendo muitas vezes aquilo que era a melhor forma de o fazer. Para além dessas peripécias que fazem parte do caminho, os mais novos quiseram vencer e venceram muitas provas, conseguindo mesmo vencer a estafeta final, Mista. Foram fantásticas as prestações de todos.

Os Academistas saíram de Calvão com a certeza de que uma parte destes jovens está já pronto para ir para o escalão seguinte, dando lugar a novas jovens promessas.

Os nadadores do Académico têm já marcado para o próximo fim de semana o Campeonato Inter Distrital de Infantis, marcado para as Piscinas Municipais do Fontelo. Estarão em competição nadadores das Associações de Natação do Centro Norte de Portugal, Coimbra e Leiria. A prova será disputada durante quatro sessões, nos dias 24 e 25 de fevereiro, prova para a qual os Viseense têm escalados 13 nadadores.

Partilhar:
Clube

Académico soma 51 medalhas no Campeonato Regional da ANCNP

Os Academistas foram à Mealhada somar um número fantástico de conquistas, com uma soma de medalhas fabulosa, de onde se destacam 25 Títulos conquistados. O Académico de Viseu apresentou-se na Mealhada com 23 nadadores, com foco nas vitórias. O objetivo passava por somar pódios e títulos, aliando isso a prestações competentes. Estiveram a disputar a prova 17 Clubes e 270 Nadadores, proporcionando a todos os presentes quatro sessões de grande competição. O Académico de Viseu foi uma presença assídua nas cerimónias protocolares de entrega de prémios, com vários destaques ao longo do fim-de-semana. Um dos grandes destaques foi a estafeta Juvenil dos Academistas, composta por Tomás Sousa, Rafael Parente, Tiago Ôlas e André Santos, esteve em grande plano com a conquista de cinco Títulos. Do fantástico fim de semana destaca-se também Tomás Sousa, que para além das estafetas conquistou cinco títulos individuais. Na mesma linha estiveram Mafalda Rosa e Rafael Parente que arrebataram, com as cores do Académico de Viseu, mais quatro títulos cada um. A prestação coletiva dos Academistas foi das melhores em termos de clubes, prova disso são as 51 medalhas trazidas para a cidade de Viseu. Há ainda a destacar a estreia da atleta Internacional Mafalda Rosa, com as cores do Académico de Viseu, logo com um Record Absoluto da ANCNP, na prova de 1500 Livres, com a marca de 16.49.67s. Os Academistas estão agora concentrados na preparação do Nacional de Clubes da 2a Divisão, que terá lugar nos próximos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, nas piscinas de Santo António dos Cavaleiros, em Lisboa. O Académico procura garantir a manutenção com a equipa feminina e masculina. Antes do Nacional de Clubes a nadadora Internacional Academista, Mafalda Rosa, encontra-se na Arábia Saudita, onde irá disputar os 10 Km na Taça do Mundo de Águas Abertas, em Neom Bay, ao serviço da Seleção Nacional Portuguesa.

2024-11-20

Patrocinadores Principais