A natação do Académico de Viseu foi a Leiria disputar o Nacional de Juniores e Seniores onde alcançou dez finais em doze possíveis. Joana Cardeal foi por duas vezes vice-Campeã Nacional, onde a Prata teve um sabor agridoce com o Ouro a ficar a apenas 4 centésimos de segundo.
Foi um Campeonato Nacional muito positivo para o Académico de Viseu, com recordes pessoais na maioria das provas disputadas, ficando, no entanto, uma sensação de que a equipa de Viseu merecia algo mais. Foram três os quartos lugares alcançados nas finais disputadas, com Beatriz Cardeal a ser a personagem principal. A atleta do Académico de Viseu fez quarto lugar nas provas de 100 e 200 Mariposa. Nos 100 metros Beatriz Cardeal fez 1.02.38s, com o pódio a fechar em 1.02.34s, dando um sabor agridoce ao lugar da Viseense. Registe-se que a Academista realizou um excelente Campeonato, com exibições fantásticas com quase a totalidade de recordes pessoais alcançados.
Joana Cardeal foi por duas vezes medalha de Prata. A nadadora do Académico de Viseu ainda não conseguiu digerir o segundo lugar na prova de 200 Estilos, que perdeu na última braçada para a nadadora do Sporting CP Mariana Mendes, por uma décima de segundo. Joana Cardeal fez um bom Torneio, estando sempre nas decisões finais, naquele que é o Campeonato de Piscina Curta mais importante de Portugal. Os pódios que Joana Cardeal conquistou foram sempre divididos com atletas de equipas de nomeada Nacional, que conseguem usufruir de condições diferentes daquelas que o Académico dispõem, não ficando a dever, em nada, a qualidade apresentada pelos Viseenses.
Nota ainda para a prestação de Madalena Figueira, que se apurou para duas finais Nacionais, depois de disputar quatro eliminatórias. Registo para os três novos máximos pessoais para a nadadora Júnior do Académico de Viseu, vincando o bom momento da atleta.
O Académico de Viseu estará em ação já no próximo fim de semana, com três equipas em prova. Os Academistas vão disputar o Torneio Zonal Norte em Bragança, com a a sua equipa de Juvenis, durante os próximos dias 15, 16 e 17. A equipa de Infantis disputará no sábado e no domingo o Regional de Outono, em Espinho. Na mesma piscina terá lugar na manhã do dia 16 de dezembro o Torneio “1a Braçada” em Cadetes.