Equipa Profissional 2023-08-31

Antes de uma pausa, recomendam-se os três pontos

Antes de uma pausa, recomendam-se os três pontos

“Se pausar, não se esqueça dos três pontos”. Esta será a melhor adaptação possível, aos clássicos avisos de segurança rodoviária. E calha mesmo bem, visto que esta equipa segue o seu caminho, em velocidade de cruzeiro, mesmo antes da interrupção para os compromissos internacionais.

O triunfo da última semana, veio trazer a este grupo de trabalho a única coisa que lhe faltava nesta temporada: uma vitória. Tudo o resto já tinha sido feito, já tínhamos provado em campo que os empates não eram o reflexo do futebol produzido. Além disso, o fecho do mercado de transferências veranista traz calma, tranquilidade e sossego as todos os envolvidos. Contamos com quem necessitávamos, confiantes de que este é o conjunto certo, para levar a cabo a procura dos objetivos traçados. A solidez, qualidade e talento desta equipa, são as melhores garantias de que o caminho é este.

No histórico de confrontos, o FC Penafiel leva vantagem. Em 43 jogos entre as duas equipas, contabilizam-se 16 vitórias academistas e seis empates, num total de 37 golos marcados e 54 sofridos. Na última temporada, os viseenses foram vencer à cidade nortenha por 1-2, ainda em dezembro, tendo empatado a zero bolas no Fontelo, já na derradeira fase da anterior edição.

Ainda numa etapa muito embrionária da competição oficial, defrontam-se no Municipal 25 de abril, o 14º e o quinto classificados da Liga Portugal SABSEG. Os homens da casa iniciaram bem o campeonato, com uma vitória caseira e convincente sobre o Leixões SC, por 3-0. No entanto, nas duas rondas seguintes, onde cumpriu uma dupla jornada como visitante, a equipa penafidelense foi derrotada em casa dos dois conjuntos da AF de Aveiro (2-0 contra o CD Feirense e 3-1 em casa da líder, UD Oliveirense). De regresso a Penafiel, a turma a cargo do treinador Hélder Cristóvão, quererá decerto regressar aos bons resultados, principalmente frente às suas gentes.

E esta vontade com que o adversário parte para o próximo jogo, será um dos principais pontos de atenção e cuidado, com o qual o Académico de Viseu ter-se-á de preocupar. Do seu lado, os viriatos entraram na competição com dois empates, frente ao Länk FCV (1-1) e ao CD Tondela (2-2). Na última jornada, após dois jogos em que merecia muito mais, a equipa beirã dominou e venceu o CD Feirense por 2-0, naquele que também foi o primeiro jogo oficial da temporada sem golos sofridos.

Perante este cenário e, perspetivando a pausa que se avizinha, é imperial terminar a primeira “volta à pista” com o pé direito. Será, dessa forma, muito mais fácil dar espaço a que no “pit stop” das próximas duas semanas, sejam feitas as afinações necessárias na engrenagem academista, para que no regresso ao “asfalto”, tudo corra sobre rodas. Porque queremos ser, definitivamente, os primeiros a receber a bandeira axadrezada.

Partilhar:
Equipa Profissional

Um vendaval de igualdades

O sabor agridoce mantém-se, apesar deste ser um empate bem diferente daquele da deslocação a Penafiel. Uma nova igualdade surgiu no centro das muitas nuvens, da muita chuva e, principalmente, do fortíssimo vento que se fez sentir no Dr. Carlos Osório, casa da UD Oliveirense. Separados por três pontos, à entrada para ronda número cinco do campeonato, academistas e unionistas promoveram em campo um bom duelo, que colocou frente a frente duas equipas a privilegiar um futebol positivo, procurando constantemente a baliza contrária. Numa partida equilibrada, até foi a turma da casa a dispor da primeira oportunidade de golo, quando Anthony Carter (ex- Académico de Viseu) introduziu a bola dentro da baliza de Grill, mas em posição irregular. A resposta dos viriatos não podia ter sido mais eficaz: Sori Mané (qual arquiteto), em estreia no onze inicial do Académico de Viseu, desceu no terreno, recebeu o esférico dos pés do central João Pinto e, a partir daí, foi tudo uma questão de arte. Com régua e esquadro, o médio defensivo dos beirões traçou, bem antes da linha de meio-campo, um passe magistral para a desmarcação diagonal feita por Yuri Araújo, que aproveitou a saída em falso do guardião adversário, para receber com a peitaça e rematar com o pé esquerdo, para dentro da baliza aveirense. Os festejos deste minuto 19, em conjunto com os cerca de 100 adeptos viseenses que se deslocaram a Oliveira de Azeméis, refletiram o sentimento de uma nação sedenta por vitórias.

2023-09-17

Equipa Profissional

“Se nos dá tanto trabalho a fazer um golo, não podemos oferecer dois”

O Académico de Viseu empatou na quinta jornada do campeonato. No regresso à Liga Portugal SABSEG, os viriatos deslocaram-se ao terreno da UD Oliveirense, empatando a dois golos. Na conferência de rescaldo à partida realizada no Estádio Dr. Carlos Osório, o técnico academista, Vítor Martins, lamentou os dois golos sofridos: “Temos sempre de aceitar o empate, mas a nossa grande tarefa é perceber como é que o resultado acontece. Permitimos à Oliveirense fazer dois golos e pôr-se em vantagem, essa é a mágoa que eu levo daqui. Trabalhámos, mas não conseguimos controlar o jogo, na altura mais fácil de o controlar. Depois de uma primeira parte a sofrer contra o vento, onde conseguimos chegar à vantagem, entrámos na segunda parte com a ideia de aumentar o marcador, de não nos fecharmos e irmos em busca do segundo golo. Terminamos empatados, porque desligámos em dois momentos, nos quais não podíamos desligar. É algo que não pode acontecer, nunca mais”. O treinador academista afirmou ainda que a equipa leva, desta partida, mais uma lição para o futuro: “O que eu não posso aceitar, e a responsabilidade é minha, é termos oferecido dois golos à Oliveirense. Não lhes retirando mérito, o que é certo é que eles conseguiram apanhar-se a vencer por demérito nosso. Temos de levar a lição de que, se nos dá tanto trabalho a fazer um golo, não podemos oferecer dois” Com este resultado, o Académico de Viseu soma agora sete pontos. Ao fim de cinco jornadas no campeonato, o emblema viseense ocupa agora o oitavo lugar da tabela classificativa. Na próximas semana, os viriatos deslocam-se ao terreno do Lusitânia de Lourosa, naquela que será a estreia viseense na presente edição da Taça de Portugal.  

2023-09-17

Patrocinadores Principais

Fontelo