Notícias Institucionais 2023-08-19

ACADÉMICO E TONDELA DÃO EXEMPLO NO INTERVALO DO DÉRBI BEIRÃO

As Direções do Académico de Viseu Futebol Clube e do Clube Desportivo de Tondela protagonizaram esta tarde um momento de simbolismo e de partilha de valores que, por ser incomum, justifica ser realçado e, até, enaltecido.

Durante o intervalo do Tondela-Académico, da 2.ª jornada da Liga Portugal Sabseg, o Presidente do Académico, Mariano Lopez, e o seu homólogo do Tondela, Gilberto Coimbra, encontraram-se para dialogar e ultrapassar os infelizes incidentes ocorridos durante o dérbi beirão da temporada passada.

Mariano Lopez lamentou o sucedido no jogo da época 2022/23 e recordou que a ética e o respeito são condições essenciais para a integridade da competição, condenando a atitude dos adeptos que, na altura, se desviaram do padrão de comportamento por todos nós defendido.

O Académico aproveitou a ocasião para, de forma simbólica, oferecer três bolas ao Presidente do Tondela – e, assim, reforçar a convicção de que este gesto conjunto de Fair-Play pode servir de exemplo e inspiração e ainda influenciar de forma positiva todos os agentes desportivos.

Deseja-se, nesta fase ainda inicial da temporada, que 2023/24 decorra de forma saudável e que todos saibamos estar à altura do gesto elevado protagonizado por dois clubes rivais, mas nunca inimigos.

Partilhar:
Notícias Institucionais

Académico de Viseu FC distinguido com Prémio de Responsabilidade Social pela Liga Portugal

O Académico de Viseu FC foi um dos três clubes distinguidos com o Prémio de Responsabilidade Social referente ao mês de setembro, numa decisão extraordinária da Fundação do Futebol da Liga Portugal. O troféu que, habitualmente, distingue uma única entidade por mês, foi desta vez atribuído ao Académico de Viseu, à Fundação Sporting e ao Boavista FC, em reconhecimento pelo empenho excecional perante a vaga de incêndios que devastou o país. Entre os dias 15 e 20 de setembro, incêndios violentos assolaram as regiões norte e centro de Portugal, resultando em nove mortes, 175 feridos e cerca de 135 mil hectares de área ardida. Perante esta calamidade, o Académico de Viseu destacou-se com a sua "20 camisolas, 20 concelhos" no jogo em casa do CD Tondela, da jornada número cinco da Liga Portugal 2, na qual os Viriatos abdicaram do nome nas camisolas, substituindo-o pelos nomes dos municípios mais afetados pelos incêndios, em reconhecimento e solidariedade para com as suas comunidades. O reconhecimento atribuído ao Académico de Viseu, reforça o seu papel de responsabilidade social e o compromisso em apoiar as causas que afetam, diretamente, a sua região e o se país. Esta distinção, é partilhada com a Fundação Sporting, pelo seu apoio a uma adepta que perdeu a casa nos incêndios de Albergaria-a-Velha, e com o Boavista FC, pela sua campanha de prevenção do suicídio, "Dia Mundial da Prevenção do Suicídio", integrada nas ações de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.

2024-10-10

Patrocinadores Principais