Formação 2023-08-08

Estreia Memorável: Equipa Sub-23 vence em casa do SC Braga por 3-2, na Liga Revelação

Na manhã emocionante desta terça-feira, a equipa sub-23 do Académico de Viseu conquistou uma vitória histórica no terreno do SC Braga, por 3-2, num jogo eletrizante da Liga Revelação. Falamos de história, não fosse esta a primeira vitória de sempre do conjunto beirão na prova, logo na sua estreia.

A partida foi repleta de emoção, com os jovens academistas a saírem vitoriosos graças a um golo marcado no último minuto. Os viriatos entraram em campo com determinação desde o início e conseguiram uma vantagem confortável de 2-0 ao intervalo. Primeiro Rodrigo Geraldo, aos 18 minutos e depois Simão, aos 42 (da marca de penálti), construíram uma confortável mas não garantida vantagem no fim do primeiro tempo, que dava justiça após 45 minutos de uma marcada superioridade viseense.

No entanto, a equipa da casa não se deu por vencida e, na segunda parte, protagonizou a recuperação que empatou o jogo. O SC Braga conseguiu empatar o jogo com golos de Ricardo Rei aos 67 minutos e de Fodé Pascoal, quase ao cair do pano, no minuto 93´.

Após um balde de água gelada sobre o calor da cidade minhota, o momento decisivo apareceu já nos segundos finais do encontro, quando Miguel Sena, assistido por Gustavo Almeida, marcou o golo da vitória para a equipa do Académico de Viseu. Com esta vitória por 3-2, os jovens academistas conquistaram os primeiros três pontos valiosos na jornada que abriu a nova edição da Liga Revelação. Esta vitória marca um início promissor para o conjunto beirão e destaca a sua qualidade e determinação em campo. A equipa do Académico de Viseu demonstrou uma excelente capacidade de resposta após sofrer o empate, revelando uma mentalidade resiliente e focada em garantir o triunfo até ao último minuto da partida.

Em declarações no final da partida, o treinador principal do conjunto viseense falou de um jogo partido em dois: "O jogo teve duas partes distintas, uma em que mandámos completamente na partida e que em gerimos. Se chegássemos ao intervalo com quatro golos, penso que era justo. Já a segunda parte foi completamente diferente, com o Braga a colocar outros argumentos em campo e a obrigar-nos a adaptar o nosso jogo. Conseguiram criar alguma superioridade, também devido à nossa fadiga. Depois do empate, quando já quase ninguém acreditava, só nós estávamos a ver como poderíamos fazer o golo”.

Nuno Braga valorizou ainda a capacidade resiliente de todo o grupo de trabalho: “Tivemos um espírito de sacrifício brutal, eles merecem muito esta vitória. Tem de ser este o espírito. Nem sempre as coisas vão correr bem, também vamos ter muitas dificuldades. Mas se fizermos como hoje, se corrermos mais que os outros, se chegarmos às bolas onde ninguém pensa que podemos chegar, coisas boas vão sorrir-nos no fim".

Partilhar:
Formação

Exibição de classe dá reentrada na Fase de Campeão

A equipa sub-23 do Académico de Viseu, recebeu e venceu o FC Vizela, em jogo a contar para a jornada número 11 da Serie A da Liga Revelação. A jogarem em casa, os academistas triunfaram por 3-1, aplicando a primeira derrota da época à turma minhota. Na partida desta tarde, no Estádio Municipal Dr. Orlando Mendes, em Santa Comba Dão, os viseenses estiveram praticamente sempre no controlo, perante as linhas recuadas, no entanto bem organizadas do Vizela.  O primeiro golo surgiu aos 33 minutos, pela figura do encontro: Martim Ferreira. O jovem extremo converteu uma grande penalidade, após mão assinalada dentro da grande área vizelense. De forma clássica, o guarda-redes foi para um lado e a bola para o outro, inaugurando o marcador. Já aos 78 minutos, uma recuperação de bola no meio-campo, de Tiago Freitas, desencadeou aquela que viria a ser a jogada por 2-0. Lançando o contra-ataque pelo lado esquerdo, e já com o Vizela reduzido a 10 unidades, Bruno Simão (entrado na segunda parte) recebeu na linha e cruzou atrasado para o suspeito do costume. Martim Ferreira apareceu à entrada da pequena-área, e rematou sem hipóteses para Nikola Bursac. Precisamente 10 minutos depois, o avançado academista voltaria a fazer o gosto ao pé, ao marcar o seu primeiro hat-trick desde que chegou a Viseu. Depois de um ressalto nascido de um remate prensado de Bruno Simão, o número 95 apareceu ao segundo poste para colocar, de primeira, a bola dentro da baliza minhota. O resultado ficaria fechado nos 3-1, depois de Diogo Barbosa reduzir para o Vizela, já em período de descontos. Com o regresso às vitórias, o Académico de Viseu sobe à quarta posição da Série A da Liga Revelação, com 16 pontos, reentrando nos lugares que dão acesso à fase de apuramento de campeão. A turma sub-23 dos viseenses volta à competição no dia cinco de dezembro (próxima terça-feira), para jogar em casa do Rio Ave FC, numa altura em que faltam apenas três rondas, para o fim da primeira fase da competição.

2023-11-28

Patrocinadores Principais

Fontelo