Formação 2023-07-20

Zakhar e Nazar Terpugov, Afonso Correia e Martim Sereno assinam contrato com o Académico de Viseu.

Jovens jogadores estão integrados nos trabalhos das equipas sub-19 e sub-23.

São mais quatro as novas caras dos principais plantéis de formação do Académico de Viseu.

Começamos por uma dupla de irmãos. Os avançados russo-japoneses Zakhar e Nazar Terpugov, de 19 e 16 anos, respetivamente, chegam a Viseu provenientes de clubes da região de Lisboa. O irmão mais velho, Zakhar, alinhou na temporada passada no Casa Pia AC e no Vitória FC, estando presente num total de 24 jogos onde fez cinco golos. É agora aposta na recém-criada equipa sub-23 do Académico de Viseu. Já o irmão mais novo, Nazar, foi o melhor marcador da época passada na equipa sub-17 do Casa Pia AC. Com 33 golos em 36 jogos, o ponta de lança é esta época uma das setas apontadas às balizas adversárias da equipa sub-19 dos Viriatos.

Também Afonso Correia chega a Viseu para reforçar os escalões de formação academistas. O defesa-lateral de 17 anos representou na última temporada o Vitória FC, após ter estado durante toda a restante carreira ao serviço do CD Cova da Piedade. Tendo alinhado em 28 jogos na equipa sub-19 dos sadinos, Afonso Correia marcou dois golos antes de viajar até Viseu.

Por fim, apresentamos o avançado Martim Sereno. Formado no União Recreativa Mirense e no Sporting CP, o jovem de 18 anos chegou ao CD Tondela em 2020/2021, onde permaneceu até ao término da temporada passada. Registando quatro golos em 36 jogos pela turma sub-19 dos tondelenses, Martim Sereno fica na Beira-Alta para agora representar o Académico de Viseu.

Bem-vindos, rapazes.

Partilhar:
Formação

Exibição de classe dá reentrada na Fase de Campeão

A equipa sub-23 do Académico de Viseu, recebeu e venceu o FC Vizela, em jogo a contar para a jornada número 11 da Serie A da Liga Revelação. A jogarem em casa, os academistas triunfaram por 3-1, aplicando a primeira derrota da época à turma minhota. Na partida desta tarde, no Estádio Municipal Dr. Orlando Mendes, em Santa Comba Dão, os viseenses estiveram praticamente sempre no controlo, perante as linhas recuadas, no entanto bem organizadas do Vizela.  O primeiro golo surgiu aos 33 minutos, pela figura do encontro: Martim Ferreira. O jovem extremo converteu uma grande penalidade, após mão assinalada dentro da grande área vizelense. De forma clássica, o guarda-redes foi para um lado e a bola para o outro, inaugurando o marcador. Já aos 78 minutos, uma recuperação de bola no meio-campo, de Tiago Freitas, desencadeou aquela que viria a ser a jogada por 2-0. Lançando o contra-ataque pelo lado esquerdo, e já com o Vizela reduzido a 10 unidades, Bruno Simão (entrado na segunda parte) recebeu na linha e cruzou atrasado para o suspeito do costume. Martim Ferreira apareceu à entrada da pequena-área, e rematou sem hipóteses para Nikola Bursac. Precisamente 10 minutos depois, o avançado academista voltaria a fazer o gosto ao pé, ao marcar o seu primeiro hat-trick desde que chegou a Viseu. Depois de um ressalto nascido de um remate prensado de Bruno Simão, o número 95 apareceu ao segundo poste para colocar, de primeira, a bola dentro da baliza minhota. O resultado ficaria fechado nos 3-1, depois de Diogo Barbosa reduzir para o Vizela, já em período de descontos. Com o regresso às vitórias, o Académico de Viseu sobe à quarta posição da Série A da Liga Revelação, com 16 pontos, reentrando nos lugares que dão acesso à fase de apuramento de campeão. A turma sub-23 dos viseenses volta à competição no dia cinco de dezembro (próxima terça-feira), para jogar em casa do Rio Ave FC, numa altura em que faltam apenas três rondas, para o fim da primeira fase da competição.

2023-11-28

Patrocinadores Principais

Fontelo