Clube 2023-07-05

Reorganização da Secção de Andebol

Após o comunicado escrito pela Federação de Andebol de Portugal, enviado a todas as associações da modalidade, onde consta a não inscrição do Académico de Viseu Futebol Clube na segunda divisão nacional, a Direção do Académico vem esclarecer o seguinte:

1. No passado mês de março, a Comissão Administrativa do Académico, eleita em setembro de 2022, reuniu com a Comissão responsável pela Secção de Andebol, constituída por Paulo Cabral e Paulo Ferraz, com o objetivo de, em conjunto, se definir uma estratégia de médio/longo prazo para a modalidade do Clube.

2. Em abril realizou-se uma nova reunião tendo sido transmitida, de forma clara, toda a metodologia de trabalho que se pretendia instituir no Académico de Viseu. Pretendia-se a implementação de métodos e processos de funcionamento internos transparentes e rigorosos que potenciassem o Académico para o futuro enquanto instituição formadora. Esta forma de trabalho e, acima de tudo, os princípios basilares subjacentes, como o rigor, a transparência e a honestidade, foi explicada e transmitida à Comissão responsável pela Secção de Andebol.

O Académico aposta, claramente, em formar equipas que permitam a participação do Clube em ligas e competições dos maiores patamares possíveis. O Académico é, e tem que ser, um Clube ambicioso. No entanto, a decisão de participar de forma profissional ou semiprofissional em qualquer competição, de qualquer modalidade, tem que ser acompanhada por um orçamento responsável e também por financiamento estável e previsível, ferramentas que permitam ao Académico desenvolver a sua atividade de forma sustentada.

3. No dia 14 de junho, imediatamente após o desfecho da liguilha que resultou na descida de divisão, foi realizada uma nova reunião.

A Direção do Académico, cuja lista recém-eleita a 2 de junho resultava de uma solução de continuidade, foi informada pelos responsáveis pela Secção de Andebol que os mesmos não iriam inscrever as equipas seniores (feminina e masculina) na época 2023/2024. Fomos também alertados para o facto de que seria necessário informar a Associação e a Federação de Andebol dessa decisão. A decisão de não inscrição dos escalões seniores foi tomada, de acordo com os já referidos Paulo Cabral e Paulo Ferraz, responsáveis da Secção, antes dos jogos da liguilha.

4. Ainda na mesma reunião, o foco desta Direção, sendo já inultrapassável a decisão de não inscrição, dirigiu-se para as matrizes do andebol de formação para a época 2023/2024, isto sempre em função das regras, metodologias e objetivos pelas quais se rege o Académico, e do esforço de tornar este Clube numa instituição formadora. Todos estes aspetos foram, de novo, explicados em detalhe aos ainda responsáveis pela Secção de Andebol. Solicitámos uma reunião com a globalidade dos responsáveis técnicos que lideravam os vários escalões de andebol do Académico, no sentido de tomar uma decisão responsável sobre a continuidade da mesma.

5. Após a reunião do dia 14 de junho temos solicitado informação aos “responsáveis” pela modalidade para podermos, de forma ponderada e sensata, tomar uma decisão. Até à presente data não recebemos qualquer resposta, informação ou esclarecimento.

Sentimo-nos, agora, obrigados a emitir este esclarecimento após termos sido surpreendidos por uma informação transmitida aos pais dos atletas de andebol por um dos responsáveis técnicos da Secção, informação essa em que a parte maioritária da culpa pelo término desta modalidade foi atribuída a esta Direção. Responsabilidade que esta Direção, de forma clara e frontal, não pode aceitar, depois de tudo ter feito para, de forma lícita, transparente e responsável, continuar a apostar no Andebol.

6. Desta forma, informamos todos os sócios e simpatizantes que a Comissão responsável pela Secção de Andebol do Académico de Viseu foi destituída, nos termos das disposições conjugadas dos artigos 36º dos Estatutos e 5º do Regulamento Interno do Clube, estando já em marcha a formação de uma nova Comissão que promova o investimento estruturado e sustentável na modalidade. A Secção de Andebol do Académico de Viseu Futebol Clube é, neste momento, apenas e só representada pelos membros da Direção, devidamente legitimados pelos sócios no ato eleitoral de dois de junho de 2023. As entidades parceiras do nosso clube serão, brevemente, informadas sobre os novos responsáveis. Serão também canceladas as contas do andebol nas redes sociais, que não fazem parte do grupo de páginas oficiais do clube;

7. Mais informamos que a Direção do Académico irá reunir diretamente com os pais dos atletas de formação da secção de andebol para que a comunicação sobre o futuro possa ser franca, transparente e honesta, conceitos que, desde a tomada de posse da Comissão Administrativa, em setembro de 2022, sempre foram estranhos à Comissão responsável pela Secção de Andebol.

 A Direção do Académico de Viseu Futebol Clube.

 

Partilhar:
Clube

Académico soma 51 medalhas no Campeonato Regional da ANCNP

Os Academistas foram à Mealhada somar um número fantástico de conquistas, com uma soma de medalhas fabulosa, de onde se destacam 25 Títulos conquistados. O Académico de Viseu apresentou-se na Mealhada com 23 nadadores, com foco nas vitórias. O objetivo passava por somar pódios e títulos, aliando isso a prestações competentes. Estiveram a disputar a prova 17 Clubes e 270 Nadadores, proporcionando a todos os presentes quatro sessões de grande competição. O Académico de Viseu foi uma presença assídua nas cerimónias protocolares de entrega de prémios, com vários destaques ao longo do fim-de-semana. Um dos grandes destaques foi a estafeta Juvenil dos Academistas, composta por Tomás Sousa, Rafael Parente, Tiago Ôlas e André Santos, esteve em grande plano com a conquista de cinco Títulos. Do fantástico fim de semana destaca-se também Tomás Sousa, que para além das estafetas conquistou cinco títulos individuais. Na mesma linha estiveram Mafalda Rosa e Rafael Parente que arrebataram, com as cores do Académico de Viseu, mais quatro títulos cada um. A prestação coletiva dos Academistas foi das melhores em termos de clubes, prova disso são as 51 medalhas trazidas para a cidade de Viseu. Há ainda a destacar a estreia da atleta Internacional Mafalda Rosa, com as cores do Académico de Viseu, logo com um Record Absoluto da ANCNP, na prova de 1500 Livres, com a marca de 16.49.67s. Os Academistas estão agora concentrados na preparação do Nacional de Clubes da 2a Divisão, que terá lugar nos próximos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, nas piscinas de Santo António dos Cavaleiros, em Lisboa. O Académico procura garantir a manutenção com a equipa feminina e masculina. Antes do Nacional de Clubes a nadadora Internacional Academista, Mafalda Rosa, encontra-se na Arábia Saudita, onde irá disputar os 10 Km na Taça do Mundo de Águas Abertas, em Neom Bay, ao serviço da Seleção Nacional Portuguesa.

2024-11-20

Patrocinadores Principais