Formação 2023-06-03

Juniores academistas homenageados pela Câmara Municipal de Viseu

A equipa de juniores sub-19 do Académico de Viseu foi recebida, na tarde desta sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Viseu, após ter alcançado a subida à primeira divisão do respetivo escalão no passado mês de maio. A convite do Presidente da autarquia viseense, Fernando Ruas, os jogadores, equipa técnica e dirigentes academistas foram homenageados após uma conquista inédita. O autarca de Viseu começou por felicitar toda a equipa de juniores, relembrando os tempos em que também o próprio vestiu a camisola de Viriato: “Gostava de vos dar as boas-vindas e, na pessoa do presidente Mariano Lopez, deixar-vos um especial agradecimento. Recebemos neste salão, talvez o lugar mais nobre do conselho, quem faz algumas façanhas das quais nos orgulhamos. E quando uma equipa faz um trajeto tal como o que vocês fizeram, eu faço questão de a convidar a vir cá para sublinhar o nosso obrigado. Neste caso em particular, tenho um gosto especial por vos ter aqui, visto que eu mesmo joguei nos juniores do Académico de Viseu”.

Fernando Ruas aproveitou para dar ainda mais destaque à conquista academista, tendo em conta a conjuntura especial em que estará inserida a cidade de Viseu no próximo ano: “Temos uma particular atenção com o desporto, sobretudo com o mais jovem. A vossa façanha torna-se ainda mais importante, pelo facto de no próximo ano Viseu ser Cidade Europeia do Desporto, algo que nos obrigará a melhorar ainda mais as condições de trabalho. Na minha altura não haviam tão boas condições como as que a direção que vos acompanhou conseguiu facultar, jogávamos em pelados e até chegávamos a escolher as chuteiras que os mais velhos já não usavam. Eram outros tempos”.

Durante o seu discurso no Salão Nobre da Câmara Municipal de Viseu, o Presidente Fernando Ruas deixou também explícito o desejo de, futuramente, voltar a receber os atletas do Académico de Viseu nas suas próximas conquistas: “No ano em que iremos ser Cidade Europeia do Desporto temos a oportunidade, devido à vossa promoção, de contar com a equipa profissional na segunda liga, com uma equipa sub-23 na Liga Revelação e com os sub-19 na primeira divisão. É algo do qual nos podemos orgulhar muito. Dou-vos os meus parabéns e espero receber-vos novamente no futuro, na conquista de outro qualquer festejo. Somos mesmo uma cidade feliz, obrigado”.

Também o Presidente da SAD do Académico de Viseu, Mariano Maroto Lopez, esteve presente nesta homenagem, tendo também ele discursado perante o conjunto beirão. O dirigente academista deixou o seu agradecimento a toda a equipa, reforçando o esforço e persistência com que este feito foi alcançado: “Quero agradecer, primeiramente, aos atletas. Fizeram uma temporada incrível na qual ninguém acreditava que conseguiriam alcançar a fase de subida, mesmo vocês tinham algumas dúvidas. Mas desde que o mister Sérgio Fonseca e a restante equipa técnica tomaram o controlo, conseguiram trabalhar, esforçar-se e mostrar o ADN do Académico. Trabalharam diariamente para alimentar este sonho que todos tinham e que no final alcançaram.

Também à autarquia se dirigiu Mariano Lopez. O Presidente da SAD beirã aproveitou para congratular a simbiose que existiu entre a estrutura desportiva do Académico e o Município, deixando um especial agradecimento ao mesmo por todo o apoio prestado ao clube: “À Câmara Municipal, na pessoa do Presidente Fernando Ruas, agradecemos o apoio e a colaboração nesta temporada, especialmente na Final Four onde esteve a equipa profissional. Foi, sem dúvida, uma amostra de que uma autarquia em conjunto com uma SAD e um clube podem mudar coisas no futebol e a imagem de uma cidade. É isso mesmo que queremos continuar a fazer no futuro, seja com qualquer outra modalidade ou escalão, como é o caso dos sub-18 que estão próximos da subida para a segunda divisão e, no futuro, com a nossa equipa profissional. Queremos um Académico mais próximo da cidade e mais próximo da Câmara. Muito obrigado, Presidente”.

Partilhar:
Formação

Derrota em casa antes de acerto de calendário

O Académico de Viseu saiu derrotado da receção ao Vitória SC, em partida referente à 10ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão, do Campeonato Nacional de Juniores. A turma de Sérgio Fonseca terminou uma tripla jornada em casa, na qual não conseguiu vencer. O primeiro tempo foi bastante disputado, com ambas as equipas a praticarem um futebol positivo, mas sem conseguirem alvejar muitas vezes a baliza contrária. Com mais posse de bola, e com um ligeiro ascendente no jogo, o Académico teve nos pés de Francisco Machado a melhor ocasião do primeiro tempo: o médio português aproveitou um livre direto à entrada da área, para ficar a centímetros do golo, apenas impedido por uma grande defesa do guardião vitoriano. Na etapa complementar, os academistas voltaram a entrar por cima, mas já sem tanto volume ofensivo. O Vitória foi-se superiorizando no encontro, chegando ao golo do triunfo aos 71 minutos, por intermédio de Miguel Vaz que bateu, de cabeça, Rodrigo Anjos. A partir do golo sofrido, a turma viseense não mais foi capaz de regressar à partida, que acabou mesmo por perder.   No final de 10 jornadas, com uma outra de atraso, o Académico é o sexto classificado da fase do campeonato no sexto lugar, com nove pontos. O acerto do calendário é feito na próxima quarta-feira, quando os jovens Viriatos se deslocaram ao terreno do FC Porto, em partida da nona jornada, marcada para as 17H.

2024-04-27

Formação

Será até ao fim

O Académico de Viseu visitou, esta tarde, a Cidade Desportiva SC Braga, em partida a contar para a 13ª jornada da Fase de Apuramento para a Taça Revelação. Na Cidade dos Arcebispos, a turma de Nuno Braga tentava manter vivas as hipóteses de qualificação, numa partida que poderia marcar a quarta vitória, em outros tantos jogos, sobre os bracarenses. Com uma entrada em jogo algo adormecida, os jovens Viriatos viram a equipa da casa a dispor das primeiras grandes ocasiões de perigo. Após os 20 minutos, o conjunto beirão reagiu à pressão inicial dos arsenalistas, invertendo a lógica do jogo, que passou a controlar. O golo solitário do jogo chegaria já dentro da compensação do primeiro tempo quando, através de um canto à direita do ataque, Kauã Oliveira segurou uma bola que faria entrar instantes depois, estreando-se a marcar pela camisola viseense. Já no segundo tempo, o Académico foi capaz de controlar o jogo com e, especialmente, sem bola não permitindo ao SC Braga grandes oportunidades de perigo. O técnico dos jovens academistas, Nuno Braga assumiu, no final da partida, a justiça do resultado: “A primeira parte teve outras duas totalmente diferentes. Numa das pausas mais demorada, ajustámos tudo aquilo que não estávamos a fazer bem, foi quase um tempo extra para nos organizarmos, porque o Braga estava a ser muito mais agressivo que nós. Na tal segunda parte do primeiro tempo, tudo mudou e ficámos por cima do adversário, e conseguimos ter o nosso jogo no meio-campo deles. Na segunda parte fomos muito inteligentes, gerimos a bola e protegemos muito bem a bola, anulando os pontos mais fortes do Braga. Mesmo nas transições, podíamos ter ampliado a nossa vantagem. Soubemos sofrer juntos, nunca dando muito espaço e evitando o perigo que eles traziam. A vitória ajusta-se, embora tenhamos começado mal fomos capazes de inverter o jogo e ser melhores que o Braga”. O Académico de Viseu ascende, provisoriamente, ao segundo lugar da classificação, com 32 pontos, ultrapassando à condição o CD Santa Clara, que só joga amanhã. Na próxima semana, os Viriatos jogam a última ronda desta fase, que irá decidir quem também segue para a Taça Revelação. O Académico recebe, no dia 26 de abril, a equipa vilacondense do Rio Ave FC, às 11H, enquanto à mesma hora os açorianos jogam em casa, frente ao Leixões SC.

2024-04-15

Patrocinadores Principais