Clube 2023-06-03

“Este é um momento histórico”

Em rescaldo às eleições para os novos Órgãos Sociais do Académico de Viseu Futebol Clube, que decorreram nesta sexta-feira, o atual presidente da SAD academista e recém cabeça de lista eleito, Mariano Maroto Lopez, falou aos presentes na sala de conferências de imprensa do Estádio Municipal do Fontelo.

Antes das primeiras reações ao sufrágio que elegeu a única lista candidata, o administrador do clube viseense pediu a toda a sala que fosse cumprido um minuto de silêncio em memória do antigo presidente do Académico de Viseu, António da Silva Albino, deixando igualmente um especial agradecimento a outros antigos membros do clube e à mesa de assembleia em cessação de funções, que ajudaram a realizar a transição que se concluiu no último ano. No momento seguinte, Mariano Maroto Lopez dirigiu-se aos sócios academistas, mostrando-se grato pela confiança, mas afirmando que o foco está no trabalho em equipa: “Começo por agradecer a confiança dos sócios, porque afinal o clube é deles e são eles que têm de decidir qual será o caminho do Académico no futuro. Agradeço também a confiança da cidade e dos parceiros neste projeto, que trará grandes desafios nos seus próximos passos. Isto não é um trabalho de uma pessoa só, precisamos de todos para atingirmos os nossos objetivos. É um trabalho de grupo de dentro e fora do clube, contamos com o apoio de todos”.

O agora também presidente dos Órgãos Sociais do Académico de Viseu Futebol Clube falou ainda de um dia histórico não só em Viseu, como também no país: “Este é um momento histórico que vem confirmar que a união e o delineamento do projeto Académico, seja SAD ou clube, é algo único em Portugal. Temos o dever e a oportunidade de levar este projeto, que é diferente de outros clubes portugueses com investidores, a outro patamar. Ter o poder de unir as forças do clube e da sociedade desportiva pode trazer-nos muitas vantagens”.

Mariano Lopez traçou ainda os principais objetivos para o futuro do clube beirão. A vontade de alcançar o patamar mais alto do futebol português é, segundo o administrador, um objetivo claro: “A meta que querem ouvir de mim e que também é clara para nós, é a de levar o Académico de Viseu ao topo do futebol português não só na formação, como na equipa profissional.  Para isso precisamos de estar juntos. Queremos contribuir de forma positiva e altamente profissional para o futebol em Portugal”.

Na conclusão do discurso que proferiu aos sócios, membros do clube e jornalistas presentes, o presidente da SAD viseense reforçou também algumas das provas já dadas quanto ao trabalho da nova administração, afirmando a certeza de que Viseu e o Académico chegarão, juntos, ao topo do futebol: “Alguns resultados do nosso trabalho já estão à vista: a subida dos sub-19, a dos sub-18 à segunda liga que ainda está por confirmar e também a presença na Liga Revelação do próximo ano. O objetivo é dar continuidade à formação e assegurar que, os nossos talentos ficam aqui na nossa região o maior tempo possível. A cidade e a região de Viseu é única em Portugal, com um potencial enorme que ainda não foi visto. Mas vamos mostrar, passo a passo, que o Académico pode ser um dos grandes do futebol português. Tenho a certeza de que vamos conseguir isto nos próximos anos”.

Partilhar:
Clube

Tomás Sousa sagrou-se Campeão Nacional em Setúbal

O nadador do Académico de Viseu sagrou-se Campeão Nacional dos 100 metros Mariposa, no Campeonato Nacional de Infantis, em Setúbal. A prova decorreu nas piscinas da Manteigadas e contou com 92 Clubes e 399 nadadores. O Nacional de Infantis disputou se durante 5 sessões, entre os dias 19 e 21 deste mês, na piscina de 50 metros das Manteigadas em Setúbal. O Académico de Viseu apurou para esta competição nove nadadores, sendo eles Alice Rodrigues, Filipa Dias, Matilde Fernandes, Maria Miguel Lopes, André Santos, Gabriel Correia, Rafael Parente, Tiago Ôlas e Tomás Sousa. Tomás Sousa foi quem mais alto voou, desde logo pelo Título Nacional na prova de 100 Mariposa. O jovem nadador do Académico venceu e convenceu na distância, com a fantástica marca de 1.02.86s. O Viseense subiu ainda ao pódio na prova de 200 Livres, onde foi Vice-campeão Nacional, conseguindo ainda o Bronze na prova de 200 Estilos. Maria Miguel Lopes foi outra Academistas em destaque em Setúbal, com a conquista da medalha de Bronze na prova de 100 Bruços. Mas estafetas o Académico de Viseu esteve também em evidência, com dois novos records da ANCNP. A estafeta Masculina de 4x50 Estilos, com Rafael Parente, Tomás Sousa, Tiago Ôlas e André Santos, nadou para novo máximo de sempre da ANCNP. A estafeta Mista da mesma prova alcançou o mesmo feito, desta feita com Rafael Parente, Maria Lopes, Tomás Sousa e Alice Rodrigues. Nota ainda para o grande número de novos máximos pessoais, com a notável cifra de 80% de recordes pessoais. Termina desta forma a época da secção de natação do Académico de Viseu, com mais um título Nacional para o seu vasto palmarés. A época 2024/2025 tem o início agendado para o próximo dia 2 de setembro.

2024-07-22

Clube

Académico de Viseu é finalista por seis vezes no Jamor

Os nadadores do Académico estiveram no Jamor a disputar o Nacional de Absolutos, com ambição, e vontade de chegar às finais. Conseguiram fazê-lo em seis provas, com classificações meritórias, onde os máximos pessoais foram o ponto alto. O Nacional disputou-se entre os dias 12 e 14 deste mês, em regime de eliminatórias e finais. Estiveram a nadar no Jamor 110 Equipas com um total de 809 atletas. João Vitória apurou-se para as finais de 100 e 200 Costas, brilhando nas finais. Os records pessoais não chegaram para ser “feliz”, se atendermos ao facto de nadar a final dos 100 metros Costas em 1.03.99s e o pódio ter fechado em 1.03.73s. A prova de 200 Costas teve a particularidade de contar com dois atletas do Académico de Viseu, com Miguel Batista a figurar também entre os finalistas. Madalena Figueira conseguiu lugar nas finais de 200 Estilos e 200 Costas, classificando-se nas quinta e sexta posições da final Nacional, respetivamente. Já Guilherme Silva conseguiu apurar-se para a final do 200 Livres, na última jornada do Nacional, classificando-se no décimo lugar final. O Académico de Viseu desloca-se agora a Setúbal, já no próximo fim de semana, onde disputará o Nacional de Infantis, em busca das melhores classificações Nacionais possíveis. Recorde-se que os Academistas conseguiram apurar para esta prova nove jovens atletas. A prova irá disputar-se entre os dias 19 e 21 de julho, nas piscinas, de dimensões Olímpicas das Manteigadas.

2024-07-15

Clube

Académico de Viseu Certificado como Entidade Formadora de 3 Estrelas no Futebol Feminino

O Académico de Viseu Futebol Clube tem o prazer de anunciar que foi certificado, pela Federação Portuguesa de Futebol, como Entidade Formadora de 3 Estrelas no espectro do Futebol Feminino. Esta distinção reflete o nosso crescimento, profissionalismo e qualidade no desenvolvimento das nossas jogadoras. A obtenção desta certificação de 3 Estrelas é um marco significativo para o Académico de Viseu Futebol Clube, destacando o nosso compromisso e excelência desde que iniciámos a modalidade de futebol feminino. As condições estruturais, humanas e físicas de que dispusemos nesta que foi a sua primeira temporada, foram determinantes para alcançarmos este reconhecimento, e são prova do investimento contínuo em instalações de alta qualidade, e na criação de um ambiente propício ao desenvolvimento das nossas atletas. O Académico de Viseu congratula-se com esta certificação, assegurando o compromisso de estar já a trabalhar para alcançar os mais altos patamares da mesma, o mais rápido possível. Esta conquista é um testemunho do esforço e dedicação de todos os envolvidos no clube, desde a direção, equipa técnica, jogadoras, até aos nossos adeptos e parceiros. Continuaremos a investir na formação e a criar condições para que as nossas jovens atletas possam atingir o seu máximo potencial, tanto dentro como fora dos campos. Este reconhecimento da Federação Portuguesa de Futebol é um incentivo para continuarmos a nossa missão de formar não apenas jogadoras de futebol, mas também cidadãs exemplares.

2024-07-15

Patrocinadores Principais