Agora sim, o ponto final e oficial na temporada.
E tão bom que é chegar ao jogo que dá fim à presente época desportiva, vindos de uma importante vitória que assegurou a quarta posição na tabela classificativa e que, além de tudo o resto, serviu de contexto perfeito para a despedida do nosso Fontelo.
Agora, segue-se a deslocação mais longínqua deste campeonato, com uma visita ao Estádio da Madeira, a mais de 1200 quilómetro de distância da capital da Beira Alta. Pela frente surge um Nacional que tem ainda contas por resolver na sua caminhada, isto no que toca à luta pela sobrevivência. Essa será, talvez, a principal ameaça dos insulares que entrarão em campo a depender apenas de si mesmos, para garantirem a manutenção na segunda liga.
Na última deslocação ao Funchal, na época passada, o Académico de Viseu (embrulhado numa derradeira luta pela manutenção) venceu o Nacional por 1-2, resultado que assegurou a sua presença na edição 22/23 da segunda liga. Este ano alternam-se os papéis, mas a cabeça mantém-se mentalizada no único pensamento possível: vencer.
É com esse propósito que partem os Viriatos além-mar, à procura de honrar o manto preto e branco em terras madeirenses. Na primeira volta do campeonato, os dois conjuntos empataram a uma bola no Estádio do Fontelo, num jogo que interrompeu um ciclo de oito vitórias seguidas do Académico e onde Famana Quizera marcou o tento viseense.
Historicamente, este não é um confronto fácil para a turma beirã que, em 17 jogos frente aos madeirenses, venceu por duas vezes e empatou em seis ocasiões. Mas para o arquipélago viaja um conjunto de jogadores com o rosto lavado e moralizado pelo triunfo da última jornada, com a motivação adicional de fechar a temporada em beleza.
O duelo que assinala o término da época oficial 2022/2023 para o Académico de Viseu, está marcado para o próximo domingo às 15H30, na mítica “Choupana”. A arbitragem estará a cargo do juiz Miguel Nogueira da Associação de Futebol de Lisboa, coadjuvado por Rui Cidade e Nuno Pires, árbitros das associações de futebol de Setúbal e de Lisboa, respetivamente.