Equipa Profissional 2023-05-18

SCHOOL ON TOUR: EB1 de Gumirães

SCHOOL ON TOUR: EB1 de Gumirães

A cidade de Viseu continua a receber, nas suas escolas primárias, a equipa principal de futebol do Académico de Viseu.

Na tarde desta quinta-feira, foi a vez da Escola Básica de Gumirães abrir as suas portas a três dos jogadores seniores do clube: Gautier Ott, André Almeida e Jonathan Toro.

Com a presença de praticamente uma centena de crianças, os jogadores profissionais do Académico de Viseu distribuíram autógrafos individuais, mesmo antes de se juntarem aos alunos no campo de futebol da escola, onde partilharam momentos de diversão e alegria com os mais pequenos.

Aos canais oficiais do clube, a professora Rosa Carmo, responsável pela visita desta tarde, abordou a felicidade que sentiu nos seus alunos, pelo facto de terem a oportunidade de conhecer os jogadores academistas: “Acho que estas iniciativas são muito giras, porque acabam por ajudar a motivar os nossos alunos para a prática de desporto. Muitos deles já conheciam o Académico, mas ainda não tinham estado com nenhum jogador ou elemento do staff. Dá para perceber bem a alegria e entusiasmo que eles sentem neste momento”.

A também Coordenadora de Estabelecimento da Escola Básica de Gumirães acabou por assumir igualmente que, para além do incentivo à prática desportiva, esta é uma iniciativa que aumenta os índices de desportivismo nas crianças: “Estes convívios convosco acabam por incentivar também o desportivismo entre os alunos. Muitos são adeptos de outros clubes da cidade ou da região, mas eles ficam muito contentes na mesma e recebem muito bem os elementos de outro clube, neste caso o Académico”.

SCHOOL ON TOUR: EB1 de Gumirães

Também o defesa central academista, André Almeida, fez um rescaldo bastante positivo à sua participação nesta visita a mais uma escola básica da cidade de Viseu: “É uma experiência muito boa estar rodeado de crianças que nos apoiam e que seguem o Académico. Ver a alegria delas enquanto brincamos ou conversamos, é mesmo das melhores sensações que há”.

O jogador português de 28 anos assumiu ainda que esta é, a seu ver, uma das melhores formas para agradecer aos adeptos, sobretudo mais jovens, pelo apoio incondicional à equipa: “Sem dúvida que eles foram muito importantes ao longo de toda a época. Sabemos que as crianças são o futuro não só da sociedade, mas também do clube enquanto adeptos e jogadores. Por isso mesmo é muito importante fazermos estas ações que nos façam agradecer-lhes por nos ajudarem”.

A cumprir a primeira época ao serviço dos viriatos, André Almeida falou ainda daquele que é mais um fator motivacional para quando a equipa entra em campo: “É claramente uma motivação extra para nós. Só de vermos a sua alegria nos 30/40 minutos em que estamos com eles, nem dá para imaginar a felicidade que sentirão por nos verem a vencer em campo. Portanto é obviamente um fator de motivação para nós quando entrarmos no próximo jogo”.

Partilhar:
Equipa Profissional

Um vendaval de igualdades

O sabor agridoce mantém-se, apesar deste ser um empate bem diferente daquele da deslocação a Penafiel. Uma nova igualdade surgiu no centro das muitas nuvens, da muita chuva e, principalmente, do fortíssimo vento que se fez sentir no Dr. Carlos Osório, casa da UD Oliveirense. Separados por três pontos, à entrada para ronda número cinco do campeonato, academistas e unionistas promoveram em campo um bom duelo, que colocou frente a frente duas equipas a privilegiar um futebol positivo, procurando constantemente a baliza contrária. Numa partida equilibrada, até foi a turma da casa a dispor da primeira oportunidade de golo, quando Anthony Carter (ex- Académico de Viseu) introduziu a bola dentro da baliza de Grill, mas em posição irregular. A resposta dos viriatos não podia ter sido mais eficaz: Sori Mané (qual arquiteto), em estreia no onze inicial do Académico de Viseu, desceu no terreno, recebeu o esférico dos pés do central João Pinto e, a partir daí, foi tudo uma questão de arte. Com régua e esquadro, o médio defensivo dos beirões traçou, bem antes da linha de meio-campo, um passe magistral para a desmarcação diagonal feita por Yuri Araújo, que aproveitou a saída em falso do guardião adversário, para receber com a peitaça e rematar com o pé esquerdo, para dentro da baliza aveirense. Os festejos deste minuto 19, em conjunto com os cerca de 100 adeptos viseenses que se deslocaram a Oliveira de Azeméis, refletiram o sentimento de uma nação sedenta por vitórias.

2023-09-17

Equipa Profissional

“Se nos dá tanto trabalho a fazer um golo, não podemos oferecer dois”

O Académico de Viseu empatou na quinta jornada do campeonato. No regresso à Liga Portugal SABSEG, os viriatos deslocaram-se ao terreno da UD Oliveirense, empatando a dois golos. Na conferência de rescaldo à partida realizada no Estádio Dr. Carlos Osório, o técnico academista, Vítor Martins, lamentou os dois golos sofridos: “Temos sempre de aceitar o empate, mas a nossa grande tarefa é perceber como é que o resultado acontece. Permitimos à Oliveirense fazer dois golos e pôr-se em vantagem, essa é a mágoa que eu levo daqui. Trabalhámos, mas não conseguimos controlar o jogo, na altura mais fácil de o controlar. Depois de uma primeira parte a sofrer contra o vento, onde conseguimos chegar à vantagem, entrámos na segunda parte com a ideia de aumentar o marcador, de não nos fecharmos e irmos em busca do segundo golo. Terminamos empatados, porque desligámos em dois momentos, nos quais não podíamos desligar. É algo que não pode acontecer, nunca mais”. O treinador academista afirmou ainda que a equipa leva, desta partida, mais uma lição para o futuro: “O que eu não posso aceitar, e a responsabilidade é minha, é termos oferecido dois golos à Oliveirense. Não lhes retirando mérito, o que é certo é que eles conseguiram apanhar-se a vencer por demérito nosso. Temos de levar a lição de que, se nos dá tanto trabalho a fazer um golo, não podemos oferecer dois” Com este resultado, o Académico de Viseu soma agora sete pontos. Ao fim de cinco jornadas no campeonato, o emblema viseense ocupa agora o oitavo lugar da tabela classificativa. Na próximas semana, os viriatos deslocam-se ao terreno do Lusitânia de Lourosa, naquela que será a estreia viseense na presente edição da Taça de Portugal.  

2023-09-17

Patrocinadores Principais

Fontelo