Alterámos o clássico ditado português, para servir de mote na “Batalha da Trofa” que se avizinha. No último dia deste mês de abril, por volta das 15H30, o Académico de Viseu visita o Estádio do Trofense para defrontar o Clube Desportivo local.
Esta partida dará término à jornada número 30 da Liga Portugal 2 Sabseg e é com um regresso aos triunfos que os comandados de Pedro Bessa partem para nova e previsivelmente difícil deslocação. No caminho viseense está uma equipa que faz relembrar, apesar das grandes diferenças, o adversário que o Académico encontrou na última deslocação fora do Fontelo. Na altura surgia no horizonte uma BSAD aflita na luta pela manutenção, situação na qual também se encontra o adversário deste domingo. O Trofense surge nesta jornada na penúltima posição da tabela, a três pontos do lugar de play-off de manutenção. Escusado será dizer que a turma da casa irá querer tornar o mais difícil possível a missão dos viriatos.
No entanto, de Viseu parte um coletivo totalmente determinado em demonstrar a sua valia e competências, pelas quais sempre foi reconhecido no decorrer desta temporada. Jorge Palma e Sérgio Godinho diriam que é altura “de outra maré cheia vir da maré vaza”, no pronúncio de unir as tropas e partir (sem hesitações) para o regresso às vitórias, após duas jornadas onde a equipa deu tudo, mas não as conseguiu alcançar. É altura de mostrar a valia de ser um viriato, de um viseense, de um beirão.
Analisando o histórico de confrontos, este é um duelo que tipicamente cai para um dos lados, não fosse a história dizer que nunca se registaram empates entre os dois clubes nas sete ocasiões passadas. São três as vitórias academistas frente aos da Trofa, tendo a última surgido na primeira volta desta temporada, quando no Fontelo um bis de Clóvis e um autogolo de Ange Mutsinzi fizeram os três tentos com que a turma beirã derrotou o Trofense por 3-1.
São apenas cinco os pontos que distanciam o Académico de Viseu do terceiro lugar, que é ocupado pelo Farense. A faltarem 15 pontos em discussão nas próximas cinco semanas, desistir não entra (como nunca entrou) no nosso vocabulário, onde as palavras de ordem são relacionadas com a resistência às adversidades e com o pensamento no triunfo.
A partida que vai colocar frente a frente o Académico de Viseu e o Trofense está marcada para as 15H30 do próximo domingo, no Estádio do Clube Desportivo Trofense. O juiz Bruno Costa, da Associação de Futebol de Viana do Castelo, vai chefiar a equipa de arbitragem que será composta pelos assistentes Tiago Leandro e André Dias.