Equipa Profissional 2023-04-28

Depois da tempestade, que venha a bonança

Alterámos o clássico ditado português, para servir de mote na “Batalha da Trofa” que se avizinha. No último dia deste mês de abril, por volta das 15H30, o Académico de Viseu visita o Estádio do Trofense para defrontar o Clube Desportivo local.

Esta partida dará término à jornada número 30 da Liga Portugal 2 Sabseg e é com um regresso aos triunfos que os comandados de Pedro Bessa partem para nova e previsivelmente difícil deslocação. No caminho viseense está uma equipa que faz relembrar, apesar das grandes diferenças, o adversário que o Académico encontrou na última deslocação fora do Fontelo. Na altura surgia no horizonte uma BSAD aflita na luta pela manutenção, situação na qual também se encontra o adversário deste domingo. O Trofense surge nesta jornada na penúltima posição da tabela, a três pontos do lugar de play-off de manutenção. Escusado será dizer que a turma da casa irá querer tornar o mais difícil possível a missão dos viriatos.

No entanto, de Viseu parte um coletivo totalmente determinado em demonstrar a sua valia e competências, pelas quais sempre foi reconhecido no decorrer desta temporada. Jorge Palma e Sérgio Godinho diriam que é altura “de outra maré cheia vir da maré vaza”, no pronúncio de unir as tropas e partir (sem hesitações) para o regresso às vitórias, após duas jornadas onde a equipa deu tudo, mas não as conseguiu alcançar. É altura de mostrar a valia de ser um viriato, de um viseense, de um beirão.

Analisando o histórico de confrontos, este é um duelo que tipicamente cai para um dos lados, não fosse a história dizer que nunca se registaram empates entre os dois clubes nas sete ocasiões passadas. São três as vitórias academistas frente aos da Trofa, tendo a última surgido na primeira volta desta temporada, quando no Fontelo um bis de Clóvis e um autogolo de Ange Mutsinzi fizeram os três tentos com que a turma beirã derrotou o Trofense por 3-1.

São apenas cinco os pontos que distanciam o Académico de Viseu do terceiro lugar, que é ocupado pelo Farense. A faltarem 15 pontos em discussão nas próximas cinco semanas, desistir não entra (como nunca entrou) no nosso vocabulário, onde as palavras de ordem são relacionadas com a resistência às adversidades e com o pensamento no triunfo.

A partida que vai colocar frente a frente o Académico de Viseu e o Trofense está marcada para as 15H30 do próximo domingo, no Estádio do Clube Desportivo Trofense. O juiz Bruno Costa, da Associação de Futebol de Viana do Castelo, vai chefiar a equipa de arbitragem que será composta pelos assistentes Tiago Leandro e André Dias.

Partilhar:
Equipa Profissional

Compasso Beirão

Desta feita, não teremos a habitual crónica de antevisão. Embuídos do espírito de reinvenção e de evolução, propomos à Nação Viriathus a leitura desta "Crónica" de lançamento do jogo entre o Académico de Viseu e o SL Benfica B, da próxima segunda feira, escrita em jeito de poema.   Numa Santa tarde de Páscoa, no fervor da Capital Académico e Benfica B encaram-se, num duelo primordial. No Benfica Campus, em Lisboa, Viseu se ouvirá, Envolto em cânticos academistas disfarçados de “bruaá”.   Viajantes Viriatos chegam com fome de vitória, Após uma igualdade tripla, que deixou um gosto agridoce na memória. 1-1 foi o resultado repetido, que como nunca nos fez suspirar, Essa divisão de pontos madrasta, persistente, que nos impediu de “triunfo” cantar.   Cientes do que nos une, partimos em busca do nosso Fado, Em terra de fadistas, espalhamos este histórico legado. Frente às águias de encarnado queremos alto voar, E o Manto Negro que envergamos, desejamos orgulhar.   A ronda é a vinte e sete, quando faltam oito para jogar É só um ponto que os separa, com vantagem para o que da Beira vão viajar. Nós o oitavo, do outro lado está o nono, Vamos lá mostrar-lhes quem da glória quer ser dono.    Fácil não será, mas juntos continuaremos, Aliciados pelo desejo de fazer tudo o que podemos. Na Capital deste país, carregamos o Interior às costas, Envaidecidos pela guerra que fazemos às desigualdades impostas.   Nesta Visita Pascal, o beijo dá-se no símbolo Beirão, Com a fé com que cada um ajudou a fundar esta Nação. Somos gigantes, e disso bem sabemos, Vencer por vocês, é tudo aquilo pelo qual nos movemos.

2024-03-28

Equipa Profissional

Igor Milioransa renova por mais dois anos

O Académico de Viseu anuncia a todos os seus sócios, adeptos e simpatizantes, a renovação do contrato do jogador Igor Milioransa, por mais duas temporadas. A sua ligação anterior, que terminaria no final da próxima época desportiva, é assim estendida até 2027. Igor Milioransa chegou a Viseu no ano de 2021, por empréstimo do Grémio Anápolis, do Brasil. Na sua primeira temporada no futebol europeu, o defesa-lateral direito representou o emblema beirão por 27 vezes, antes do Académico formalizar a sua transferência em definitivo. Desde então, o defensor brasileiro nascido no Concelho de Itapema, no Estado de Santa Catarina, alinhou noutras 87 partidas com o símbolo viseense ao peito, nas quais apontou duas assistências.   Em declarações exclusivas aos canais de informação do Académico, o defesa confessou-se feliz em Viseu, admitindo que a renovação não foi um processo difícil de gerir: “É um sentimento de muita felicidade, é um clube que tem um carinho muito especial para mim e que me abriu as portas na Europa. Estou muito feliz aqui, e penso que isso é fruto de um trabalho muito bem feito da minha parte, e também do Académico. Foi fácil renovar, reconheceram o meu crescimento e deram-me condições para que tal acontecesse. Quando trabalhas num local onde as pessoas e os adeptos têm um carinho especial por ti, também facilita muito a decisão de continuar”. A renovação do contrato de Igor Milioransa, tornou-se imprescindível ao futuro sucesso desportivo da equipa sénior do Académico de Viseu, que ganha assim um novo “reforço” até 2027. A Direção desta Sociedade Anónima Desportiva, felicita-se pelo acordo realizado com o jogador de 27 anos, desejando, ao mesmo, os maiores sucessos desportivos ao serviço do Académico de Viseu.

2024-03-27

Equipa Profissional

O Capitão dos Viriatos continua a sua jornada no Académico

O Académico de Viseu anuncia a todos os seus sócios, adeptos e simpatizantes, a renovação do contrato do jogador André Almeida, por mais dois anos. A sua ligação anterior, que terminaria no final da presente temporada é assim estendida, garantindo a continuidade do Capitão academista em terras viseenses. André Almeida, formado no Real Massamá, trouxe consigo uma rica experiência quando se juntou ao Académico de Viseu, no início da época 2022-23. Com passagens pelo CF “Os Belenenses” e pelo Sporting Clube da Covilhã, o defesa-central teve ainda uma experiência no estrangeiro, onde representou o Stumbras, da Lituânia. O seu retorno à Beira-Alta foi marcado por mais de uma época e meia de sucesso e determinação, que o fizeram tornar-se numa peça fundamental na defesa e comando dos Viriatos. Desde que chegou ao Académico de Viseu, André Almeida participou em 67 jogos, nos quais apontou cinco golos e quatro assistências. A sua dedicação, profissionalismo e liderança em campo, tornaram-no não apenas um jogador valioso, como também um símbolo da força e garra beirãs. Na hora da assinatura do novo contrato, o defesa português assumiu que a decisão foi natural e fácil, mostrando-se agradado com o momento no qual a renovação foi proposta: “É um sentimento mesmo muito bom, porque desde o meu primeiro dia aqui que me sinto em casa. Foi muito fácil quando falámos de renovação, que era algo com que eu já contava, porque queria continuar aqui, vejo-me aqui durante muitos e muitos anos. O facto de me terem abordado tão cedo, ainda a faltarem seis meses para acabar o campeonato, demonstra também a vontade que têm em contar comigo. Isso também pesou muito na minha decisão”. A renovação do contrato de André Almeida, é um testemunho do compromisso contínuo desta estrutura em fortalecer a sua equipa, com o propósito de alcançar os respetivos objetivos desportivos. A continuidade do defesa em Viseu, por mais dois anos, é motivo de celebração para toda a Nação Viriathus. Ao jogador, a Direção da Académico de Viseu Futebol Clube, Futebol SAD, aproveita para desejar as maiores conquistas desportivas ao serviço do nosso emblema.

2024-03-18

Patrocinadores Principais