Equipa Profissional 2023-04-06

No regresso a casa, só lutamos para a vitória

Quando soarem os sinos das 11H da manhã do próximo sábado, Académico de Viseu e Vilafranquense darão início a um dos embates que fazem cartaz na 27ª ronda da Liga Portugal 2 SabSeg. Em confronto no Municipal do Fontelo, estarão duas equipas separadas por apenas quatro pontos, com vantagem para os viriatos que somam 45, e que aparecem motivados pela reconquista do terceiro lugar na última jornada. Já as “Piranhas do Tejo”, chegam a Viseu no quinto posto da tabela, com legítimas aspirações de alcançarem os lugares que preenchem o pódio, não fosse tão curta a desvantagem que têm perante Académico e Farense.

Analisando a fundo o histórico de confrontos entre os dois clubes, nos 22 jogos em que se encontraram, os academistas levaram a melhor mais vezes, registando 10 vitórias contra sete derrotas e cinco empates. No entanto, num passado mais recente marcado pelo regresso da equipa de Vila Franca de Xira aos campeonatos profissionais, a União conquistou uma considerável vantagem: apenas uma derrota frente aos beirões, tendo somado pontos sempre que visitou o Fontelo desde 2019. Ainda assim, é importante recordar que na primeira volta da presente temporada, o Académico de Viseu conquistou os três pontos em Rio Maior, com uma vitória por 3-1.

E é precisamente na vitória em que estão focados Jorge Costa e a sua equipa. Motivados por uma importante vitória em Matosinhos, que deu excelentes indicações no que toca ao estado físico e amímico dos jogadores, os viriatos partem em busca do terceiro triunfo seguido para o campeonato. É certo que quando entrarem em campo, já saberão como se comportaram os seus adversários diretos nesta jornada (recordamos que no dia anterior, o Moreirense visita o Farense, enquanto o Estrela da Amadora recebe o Mafra), mas o foco está única e exclusivamente no jogo de sábado porque, no final de contas, o Académico já só depende de si mesmo para assegurar a presença no pódio.

Um detalhe importante prende-se também com o facto de o plantel convocado ter de sofrer, obrigatoriamente, alterações para o regresso a casa: Domem Gril e Messeguem falham a próxima jornada por castigo, após terem atingido o limite de cartões amarelos seguidos. Ainda assim, e olhando para as opções que tem à disposição Jorge Costa, é certo que quem entrar estará apostos para responder à altura do momento, não fosse esta uma equipa unida e competitiva.

A partida entre Académico de Viseu e União Vilafranquense está agendada para o próximo sábado, oito de abril. A equipa de arbitragem será chefiada por João Pinheiro da Associação de Futebol de Braga, que irá dar o pontapé de saída às 11H da manhã.

Partilhar:
Equipa Profissional

"Sentimo-nos confortáveis na nossa organização defensiva”

A equipa profissional do Académico de Viseu empatou a uma bola no terreno do FC Felgueiras. No terceiro jogo consecutivo longe do Fontelo, os Viriatos terminaram o encontro com menos uma unidade, após terem estado a vencer desde cedo com golo de André Clóvis. Nas reações rápidas à partida em casa da equipa minhota, o técnico academista Rui Ferreira falou da boa entrada em campo da equipa, abordando a estratégia delineada para o jogo: “Entrámos, claramente, aqui, com uma estratégia de transição de contra-ataque, pois era importante esta equipa não perder e conseguir somar pontos. Sentimo-nos confortáveis na nossa organização defensiva, mas o que sofremos alterou ali um bocadinho aquilo que era as nossas ambições. Preparámos a mudança e, nesse momento, acontece a explosão e tornou-se difícil nesse capítulo. Vamos ter de para poder dar consistência até ao fim dos jogos, para estarmos sempre ativos e em circunstâncias iguais às do adversário. O Felgueiras foi superior naquilo que é posse de bola e no domínio consentido e, sem tirar qualquer tipo de mérito ao Felgueiras, viemos aqui com uma estratégia clara de tentar surpreender. Depois de uma derrota pesada, precisávamos urgentemente de mudar o chip e de dar confiança à equipa. E isso foi conseguido”. Rui Ferreira congratulou ainda os seus jogadores, pelo compromisso e qualidade que demonstraram em campo, apontado já à conquista dos três pontos na próxima jornada: “Os jogadores corresponderam da melhor maneira dentro daquilo que foi treinado esta semana. Tivemos situações em que podíamos ter definido melhor, mas também não é de um dia para o outro que as coisas se assimilam. Devemos respeitar isso e dar os parabéns aos jogadores pela atitude, pela forma como se entregaram ao jogo e pela forma como quiserem interpretar a estratégia. Não ganhámos, mas queremos muito os três pontos”. Com este resultado, o Académico de Viseu soma agora 11 pontos no final das primeiras sete jornadas do campeonato. Na próxima ronda da Liga Portugal 2, os Beirões recebem o CS Marítimo, em partida agendada para o próximo domingo, às 15H30 no Estádio do Fontelo.  

2024-10-05

Patrocinadores Principais