Equipa Profissional 2023-03-19

“Ficam os três pontos e o sacrifício que os jogadores tiveram em campo”

A equipa sénior de futebol do Académico de Viseu venceu, neste domingo, o Sporting Clube da Covilhã, numa vitória por 1-0  no Estádio do Fontelo. Em rescaldo ao encontro, onde o golo de André Clóvis foi decisivo, o técnico principal dos viriatos, Jorge Costa, assumiu as dificuldades que a equipa sentiu, num momento em que tem sido fustigada por várias lesões: “Foi um jogo difícil, numa fase difícil para nós, e depois de um péssimo jogo em Mafra. Estamos com vários problemas físicos em alguns jogadores, e hoje notou-se que, fisicamente, não estamos no nosso melhor. Honestamente, ficam os três pontos. Fica o sacrifício que os jogadores tiveram em campo, nas condições difíceis em que estão, antes da paragem, que será fundamental”.

Os campeonatos profissionais irão estar interrompidos nas próximas duas semanas, por força dos compromissos das seleções nacionais. Jorge Costa admite estar à espera desta interrupção competitiva, para poder recuperar os índices físicos da equipa: “O objetivo é usar esta paragem para recuperar jogadores e voltarmos mais fortes, em abril.  Há bem pouco tempo tivemos uma grande densidade competitiva, a jogar entre quartas-feiras e sábados, quase sempre com o mesmo onze. Isto fez com que houvesse um desequilíbrio e um desgaste grandes de alguns jogadores. Por muito que tentássemos compensar, também existiu um grande défice físico de outros. Estamos a dois meses do final da época, por isso temos de ter algum cuidado nesta gestão”.

Numa altura em que faltam menos de 10 jornadas para o final da temporada, o técnico academista revela que irá pedir aos seus jogadores que se divirtam, com o objetivo de diminuir o grau de pressão a que estão sujeitos: “Agora faltam-nos nove jogos, e para os mesmos vou pedir aos jogadores que voltem a fazer o que fizeram em determinada altura da época, que foi usufruírem da profissão, dos jogos, divertirem-se a si e ao público de uma forma mais descontraída. Há vários fatores que são prejudiciais, de repente estamos sobre grande pressão que não é benéfica. Há jogadores que estão em sub-rendimento. Não estamos, de todo, preparados para jogar sobre tanta pressão”.

O Académico de Viseu regressou às vitórias na Liga Portugal 2 SABSEG, após o triunfo caseiro por 1-0, frente ao Sporting da Covilhã. Os viriatos mantém o quarto lugar da tabela classificativa, com 42 pontos somados. Na próxima jornada, marcada para o primeiro fim de semana do mês de abril, o Académico desloca-se a Matosinhos, onde irá defrontar o Leixões SC.

Partilhar:
Equipa Profissional

"Sentimo-nos confortáveis na nossa organização defensiva”

A equipa profissional do Académico de Viseu empatou a uma bola no terreno do FC Felgueiras. No terceiro jogo consecutivo longe do Fontelo, os Viriatos terminaram o encontro com menos uma unidade, após terem estado a vencer desde cedo com golo de André Clóvis. Nas reações rápidas à partida em casa da equipa minhota, o técnico academista Rui Ferreira falou da boa entrada em campo da equipa, abordando a estratégia delineada para o jogo: “Entrámos, claramente, aqui, com uma estratégia de transição de contra-ataque, pois era importante esta equipa não perder e conseguir somar pontos. Sentimo-nos confortáveis na nossa organização defensiva, mas o que sofremos alterou ali um bocadinho aquilo que era as nossas ambições. Preparámos a mudança e, nesse momento, acontece a explosão e tornou-se difícil nesse capítulo. Vamos ter de para poder dar consistência até ao fim dos jogos, para estarmos sempre ativos e em circunstâncias iguais às do adversário. O Felgueiras foi superior naquilo que é posse de bola e no domínio consentido e, sem tirar qualquer tipo de mérito ao Felgueiras, viemos aqui com uma estratégia clara de tentar surpreender. Depois de uma derrota pesada, precisávamos urgentemente de mudar o chip e de dar confiança à equipa. E isso foi conseguido”. Rui Ferreira congratulou ainda os seus jogadores, pelo compromisso e qualidade que demonstraram em campo, apontado já à conquista dos três pontos na próxima jornada: “Os jogadores corresponderam da melhor maneira dentro daquilo que foi treinado esta semana. Tivemos situações em que podíamos ter definido melhor, mas também não é de um dia para o outro que as coisas se assimilam. Devemos respeitar isso e dar os parabéns aos jogadores pela atitude, pela forma como se entregaram ao jogo e pela forma como quiserem interpretar a estratégia. Não ganhámos, mas queremos muito os três pontos”. Com este resultado, o Académico de Viseu soma agora 11 pontos no final das primeiras sete jornadas do campeonato. Na próxima ronda da Liga Portugal 2, os Beirões recebem o CS Marítimo, em partida agendada para o próximo domingo, às 15H30 no Estádio do Fontelo.  

2024-10-05

Patrocinadores Principais