Na manhã deste sábado, enquanto a equipa principal entrava em campo, a equipa sub-23 jogava frente à formação benfiquista. O confronto ficou marcado pela persistência e por uma vitória viseense a uma bola.
O apito inicial mal se ouviu e já a equipa da casa ameaçava dar o primeiro golpe: o Campeão dos sub-17 apontou ao ângulo, mas a bola saiu por cima da trave.
A resposta academista não tardou. Aos 10 minutos, em jogada de rasgo pela meia direita, Martim encontrou espaço, galgou terreno com determinação e serviu Lucas com precisão. O esférico voltou aos seus pés e beijou as redes, ou assim pareceu. A celebração efémera, foi interrompida pela bandeira erguida do fiscal de linha. Fora de jogo.
Mas o duelo fervia. Dois minutos depois, uma falta dura sobre Maga incendiou ainda mais o encontro. O camisola 8 benfiquista viu o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho. O adversário ficou reduzido a dez unidades, e o campo inclinava-se, subtilmente, a favor dos Viriatos.
Aos 37 minutos, desenhou-se mais uma jogada de perigo: Gui Cardoso soltou para Martim, que encaminhou para Juan Lopes. O remate saiu com intenção, mas o guardião encarnado negou o golo com uma defesa segura.
Era, porém, apenas o prelúdio do inevitável. No minuto 41, a jogada nasceu dos pés de Machado, que conduziu à procura de espaço entre linhas. O esférico encontrou novamente Gui Cardoso que sentiu a velocidade de Martim. Num lance de insistência, com um desvio pelo meio, a bola sobrou para Juan Lopes, que, com visão e frieza, assistiu Martim que inaugurou o marcador. Desta vez foi golo.
Na segunda parte, o jogo vestiu-se de maturidade. Mais do que procurar o segundo golo, os academistas souberam gerir, fechar caminhos e tentativas de reação do Benfica.
Após a partida, o Mister João Duarte deu as suas habituais declarações de fim de jogo: “Entrámos em campo determinados a vencer. Marcámos um golo válido que não contou, e a expulsão tornou o jogo diferente. Conseguimos instalar a nossa equipa no meio-campo ofensivo e o golo acaba por surgir com naturalidade. Pecámos em não marcar um segundo golo, tendo várias oportunidades para tal, acabando o jogo com incerteza no resultado. Creio que a vitória é justa”.
O técnico também apontou a vontade do conjunto se impor no próximo confronto, frente ao FC Famalicão: “As expectativas são as mesmas de todos os jogos nesta fase de campeão. Jogamos contra uma das melhores equipas da Liga Revelação e queremos impor o nosso jogo, sendo dominadores. Vamos lutar para vencer”.