Comunicado

A Académico de Viseu Futebol Clube – Futebol SAD vem por este meio informar que o treinador Jorge Simão solicitou a cessação antecipada do seu contrato de trabalho, com efeitos imediatos, com o intuito de abraçar um novo desafio. Com elevada sensibilidade para esta situação, o Académico de Viseu acolheu esta vontade e pedido do treinador, desde já expressando gratidão pelo profissionalismo exibido ao longo do seu período ao serviço do nosso clube. O treinador Jorge Simão será acompanhado por João Correia, Jorge Silva e Fábio Oliveira, cujos vínculos contratuais também terminam, e a quem o Académico expressa o seu agradecimento pela dedicação demonstrada. Até ao final da época a equipa será orientada pelos treinadores que integram a estrutura do Académico: Gil Oliveira, Cláudio Erasmo e Ricardo Janota. O Académico de Viseu FC reitera, com firmeza, o seu compromisso em encarar o restante da época com a máxima seriedade, empenho e determinação. Boa sorte, Mister!

Académico
Académico
Académico
VS
CD Mafra
CD Mafra
21 ABR 2024 - 14:00

Liga Portugal 2 SABSEG

JORNADA 30

21

ABR

Académico

CD Mafra

J 30
14:00
JORNADA 30 - 14:00

Liga Portugal 2 SABSEG

28

ABR

SCU Torreense

Académico

J 31
11:00
JORNADA 31 - 11:00

Liga Portugal 2 SABSEG

05

MAI

Académico

Leixões SC

J 32
JORNADA 32

Liga Portugal 2 SABSEG

12

MAI

UD Leiria

Académico

J 33
JORNADA 33

Liga Portugal 2 SABSEG

19

MAI

Académico

Marítimo M.

J 34
JORNADA 34

Liga Portugal 2 SABSEG

13

ABR

1

0

Belenenses

Académico

J 29
14:00
JORNADA 29 - 14:00

Liga Portugal 2 SABSEG

08

ABR

0

2

Académico

FC Porto B

J 28
14:00
JORNADA 28 - 14:00

Liga Portugal 2 SABSEG

01

ABR

1

1

Benfica B

Académico

J 27
14:00
JORNADA 27 - 14:00

Liga Portugal 2 SABSEG

16

MAR

1

1

Académico

FC P.Ferreira

J 26
14:00
JORNADA 26 - 14:00

Liga Portugal 2 SABSEG

09

MAR

1

1

CD Nacional

Académico

J 25
14:00
JORNADA 25 - 14:00

Liga Portugal 2 SABSEG

# Equipa J V E D PTS
8 FC Porto BFC Porto B 29 11 7 11 40
9 CD MafraCD Mafra 29 10 9 10 39
10 AcadémicoAcadémico 29 8 14 7 38
11 Benfica BBenfica B 29 10 7 12 37
12 UD LeiriaUD Leiria 29 9 9 11 36
#SOMOSVIRIATHUS

Será até ao fim

O Académico de Viseu visitou, esta tarde, a Cidade Desportiva SC Braga, em partida a contar para a 13ª jornada da Fase de Apuramento para a Taça Revelação. Na Cidade dos Arcebispos, a turma de Nuno Braga tentava manter vivas as hipóteses de qualificação, numa partida que poderia marcar a quarta vitória, em outros tantos jogos, sobre os bracarenses. Com uma entrada em jogo algo adormecida, os jovens Viriatos viram a equipa da casa a dispor das primeiras grandes ocasiões de perigo. Após os 20 minutos, o conjunto beirão reagiu à pressão inicial dos arsenalistas, invertendo a lógica do jogo, que passou a controlar. O golo solitário do jogo chegaria já dentro da compensação do primeiro tempo quando, através de um canto à direita do ataque, Kauã Oliveira segurou uma bola que faria entrar instantes depois, estreando-se a marcar pela camisola viseense. Já no segundo tempo, o Académico foi capaz de controlar o jogo com e, especialmente, sem bola não permitindo ao SC Braga grandes oportunidades de perigo. O técnico dos jovens academistas, Nuno Braga assumiu, no final da partida, a justiça do resultado: “A primeira parte teve outras duas totalmente diferentes. Numa das pausas mais demorada, ajustámos tudo aquilo que não estávamos a fazer bem, foi quase um tempo extra para nos organizarmos, porque o Braga estava a ser muito mais agressivo que nós. Na tal segunda parte do primeiro tempo, tudo mudou e ficámos por cima do adversário, e conseguimos ter o nosso jogo no meio-campo deles. Na segunda parte fomos muito inteligentes, gerimos a bola e protegemos muito bem a bola, anulando os pontos mais fortes do Braga. Mesmo nas transições, podíamos ter ampliado a nossa vantagem. Soubemos sofrer juntos, nunca dando muito espaço e evitando o perigo que eles traziam. A vitória ajusta-se, embora tenhamos começado mal fomos capazes de inverter o jogo e ser melhores que o Braga”. O Académico de Viseu ascende, provisoriamente, ao segundo lugar da classificação, com 32 pontos, ultrapassando à condição o CD Santa Clara, que só joga amanhã. Na próxima semana, os Viriatos jogam a última ronda desta fase, que irá decidir quem também segue para a Taça Revelação. O Académico recebe, no dia 26 de abril, a equipa vilacondense do Rio Ave FC, às 11H, enquanto à mesma hora os açorianos jogam em casa, frente ao Leixões SC.

2024-04-15

Demasiado coração

Numa manhã calorenta, sobre a aura da Capital lisboeta, foi no mítico Estádio do Restelo que o Académico de Viseu enfrentou o CF "Os Belenenses", num confronto que se revelou crucial para ambas as equipas, mas que acabou por sorrir aos anfitriões. Com a urgência de conquistar pontos, para o mais rápido possível fazer face aos últimos resultados, os Viriatos discutiram uma primeira parte equilibrada, com oportunidades para ambos os lados. Desde os primeiros minutos, era evidente que as duas equipas estavam sedentas de vitória. Os Viriatos, embora adotando uma postura mais expectante, não deixaram de ir em busca de oportunidades para ferir o adversário. David Grilo e João Monteiro, este último substituindo Domen Grill nas opções de Jorge Simão, mostraram-se atentos e ágeis, evitando que o marcador se alterasse durante um primeiro tempo recheado de emoção, mas carente do sal do futebol (os golos). O intervalo trouxe consigo a esperança de mudança para quem ao jogo assistia, mas a toada do jogo manteve-se inalterada. A entrada em campo de Ricardo Matos, na equipa da casa, mostrou-se decisiva. Acabado de entrar, um passe preciso de Rúben Pina encontrou Ricardo Matos dentro da grande-área, e este, com uma dose bem generosa de sorte, finalizou com sucesso, desencadeando a procura academista, agora mais incessante, por uma resposta. A estreia de Francisco Machado, um dos diamantes da formação academista, foi talvez um dos pontos altos para a centena de viseenses presentes no Restelo, que acarinharam o jovem Viriato que fez o primeiro jogo ao serviço da equipa sénior. Até ao apito final, o Académico de Viseu lutou arduamente, mas não conseguiu encontrar as armas necessárias para reverter o resultado. Enquanto isso, os homens de Jorge Simão continuam a sua travessia na procura pela sorte e pelo engenho. Não foi desta, mas juntos iremos dar a volta e, de cabeças levantadas, voltaremos a gritar “Vitória”.

2024-04-13

“Queremos honrar o respeito pelos nossos adeptos e pelas pessoas que gostam de nós”

O mister Jorge Simão deu, no final da manhã de hoje, a conferência de imprensa de antevisão à partida deste sábado, em casa do CF “Os Belenenses”. Perante as questões dos órgãos de comunicação social, o treinador do Académico de Viseu falou da má fase de resultados da equipa, assegurando que a abordagem ao jogo não é alterada segundo a mesma: “Independentemente, dos resultados que temos vindo a acumular, nada muda em relação à abordagem do próximo jogo. Às vezes, o maior inimigo de quem trabalha nesta vida do futebol profissional, acaba por ser a memória recente. Se fosse possível apagá-la, encarávamos cada jogo como uma nova oportunidade para conquistar os três pontos. Portanto, a abordagem a este jogo tem de ser feita da mesma forma, com que fizemos todas as outras dos momentos em que estávamos a ganhar. As condições que encontrarmos, são aquelas com as quais temos de lutar para ganhar o jogo”. Jorge Simão assumiu ainda que há muita coisa a fazer até ao fim da temporada, garantindo que não encara essas missões como uma obrigação, mas sim como algo natural da profissão: “Eu acho que há muita coisa para conquistar, e não nos queremos desleixar. Queremos honrar até ao fim do campeonato, o respeito pela instituição, pelos nossos adeptos e pelas pessoas que gostam de nós. E isto não é uma obrigação, é a nossa vida e a nossa profissão”. O Académico de Viseu joga no Estádio do Restelo, terreno do CF “Os Belenenses”, às 11H deste sábado. A partida referente à 29ª jornada da Liga Portugal 2, terá arbitragem do juiz Vítor Ferreira, da Associação de Futebol de Braga.

2024-04-12

Patrocinadores Principais