Formação 2024-01-22

“É uma vitória que não levanta qualquer dúvida”

O Académico de Viseu recebeu e venceu o Portimonense por 2-0, em partida a contar para a terceira jornada da Fase de Apuramento para a Taça Revelação. No Estádio Municipal Dr. Orlando Mendes, em Santa Comba Dão, Rodrigo Conceição apontou os dois golos com que os jovens viriatos bateram a equipa algarvia

Focados em assegurar o segundo lugar da tabela, apenas atrás do SC Braga, e em somar a segunda vitória seguida, os beirões entraram muito fortes no encontro, com Kelve Semedo a atirar à barra ainda dentro do primeiro minuto de jogo. O avançado Rodrigo Conceição também entrou em cena bem cedo na partida, ao marcar o primeiro golo logo aos 15 minutos de jogo, aproveitando uma bola perdida à entrada da grande-área, para bater o guardião Tomás Igreja.

Mais forte que o adversário dentro de campo, o Académico permitiu ainda algumas jogadas de perigo ao Portimonense, que sempre esbarrou num dos homens do jogo: o guarda-redes Matheus Sampaio. Aos 76 minutos chegaria o momento do encontro: Rodrigo Conceição, que ia discutindo com Sampaio qual seria considerado o melhor em campo, puxou dos galões e apontou um golaço, selando a vitória viseense. Entre quatro adversários, o jovem atacante trocou as voltas à defesa contrária, conseguindo puxar para o pé esquerdo de eleição, fazendo o 2-0 de forma categórica.

O técnico dos jovens academistas, Nuno Braga, abordou uma exibição positiva, na qual considerou que a vitória foi justa: “É uma vitória que não levanta qualquer dúvida. Temos de ressalvar que o adversário também podia ter marcado algum golo, mas o nosso guarda-redes fez uma excelente exibição e ajudou-nos nesses momentos. Por outro lado, podíamos ter matado o jogo com alguma facilidade, tivemos situações atrás de situações com possibilidade de marcar outros golos. Temos um penálti, temos uma bola no poste e outra na trave, nas quais acabámos por não marcar. Depois do segundo golo conseguimos manter a bola durante muito tempo, defensivamente estivemos muito bem. Foi um jogo muito competente do ponto de vista defensivo, mas ainda mais do ponto de vista ofensivo”.

O Académico de Viseu mantém assim o segundo lugar da classificação, com 16 pontos, em perseguição ao líder SC Braga, que soma mais três. Na próxima ronda, a turma academista viaja até ao Algarve, para defrontar o SC Farense, em partida marcada para o próximo dia 31 de janeiro, às 15H.

Partilhar:
Formação

Loucura e Coragem Viseenses

O Académico de Viseu recebeu, no final de tarde de hoje, o Sporting CP em partida referente à jornada número 11 da Fase de Campeão do Nacional de Juniores. Num jogo de loucos, com várias reviravoltas, beirões e lisboetas em empataram a cinco golos no Estádio 1º de Maio. Com uma entrada em falso, os jovens Viriatos viram o Sporting CP a chegar a uma vantagem de dois golos ainda cedo na partida: aos 10 e aos 13 minutos, Pedro Sanca e Marlon Júnior, respetivamente, lançaram a vantagem de 0-2 dos visitantes. Mesmo sendo capazes de equilibrar o encontro, os comandados de Sérgio Fonseca voltaram a sofrer aos 40 minutos, quando Gabriel Silva fez o 0-3 no marcador. Nunca baixando os braços, foi por intermédio de uma grande penalidade que os beirões reduziram ainda dentro do primeiro tempo. Francisco Machado marcou o seu primeiro, mas não último golo da tarde, ao bater o guarda-redes Miguel Gouveia. Lançado na reviravolta, o Académico de Viseu entrou no segundo tempo tal como tinha terminado a primeira parte, ou seja, por cima e mais perigoso que o Sporting CP. E foi num curto espaço de apenas sete minutos (entre os 69 e os 76) que a turma viseense conseguiu dar a primeira cambalhota no marcador. Simão Silva, Francisco Machado e Gustavo Costa operaram o 4-3 ainda antes dos 80 minutos, lançando a loucura no 1º de maio. No entanto, o jogo ainda não terminaria por aí. João Infante e Micael Sanhá construiriam uma nova vantagem para os lisboetas aos 81 e aos 88 minutos, respetivamente, mesmo antes de Gustavo Costa voltar a faturar. O lateral esquerdo academista bisou de cabeça já depois dos 90, ditando o resultado final nuns expressivos 5-5. Ao cabo de 11 jornadas, o Académico manté,m o sétimo lugar da Fase de Apuramento de Campeão do Nacional de Juniores, mesmo antes de visitar o terreno do atual campeão. A partida em casa do FC Famalicão está agendada para o próximo sábado, às 16H.

2024-05-04

Formação

Derrota em casa antes de acerto de calendário

O Académico de Viseu saiu derrotado da receção ao Vitória SC, em partida referente à 10ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão, do Campeonato Nacional de Juniores. A turma de Sérgio Fonseca terminou uma tripla jornada em casa, na qual não conseguiu vencer. O primeiro tempo foi bastante disputado, com ambas as equipas a praticarem um futebol positivo, mas sem conseguirem alvejar muitas vezes a baliza contrária. Com mais posse de bola, e com um ligeiro ascendente no jogo, o Académico teve nos pés de Francisco Machado a melhor ocasião do primeiro tempo: o médio português aproveitou um livre direto à entrada da área, para ficar a centímetros do golo, apenas impedido por uma grande defesa do guardião vitoriano. Na etapa complementar, os academistas voltaram a entrar por cima, mas já sem tanto volume ofensivo. O Vitória foi-se superiorizando no encontro, chegando ao golo do triunfo aos 71 minutos, por intermédio de Miguel Vaz que bateu, de cabeça, Rodrigo Anjos. A partir do golo sofrido, a turma viseense não mais foi capaz de regressar à partida, que acabou mesmo por perder.   No final de 10 jornadas, com uma outra de atraso, o Académico é o sexto classificado da fase do campeonato no sexto lugar, com nove pontos. O acerto do calendário é feito na próxima quarta-feira, quando os jovens Viriatos se deslocaram ao terreno do FC Porto, em partida da nona jornada, marcada para as 17H.

2024-04-27

Patrocinadores Principais