Clube 2023-05-30

Resumo de Atividades da Comissão Administrativa

A época 2022/2023 marcou-se pela afirmação do Académico de Viseu enquanto referência desportiva de toda a região centro do país. A sua Comissão Administrativa, no período decorrido entre outubro de 2022 e março de 2023, pautou o exercício das suas funções pelo crescimento sustentável de uma instituição centenária, nas diversas áreas que a compõem. Foi e continuará a ser um esforço concentrado na profissionalização cada vez abrangente de toda a estrutura do Académico de Viseu, preparando este clube da melhor forma possível para o seu futuro.

Observando a fundo as atividades que foram desenvolvidas no período acima mencionado, na Área Financeira esta Comissão Administrativa conseguiu levar a cabo a organização das contas do clube, tal como a verificação dos saldos credores e a redução das dividas com credores, através de negociações de valores e prazos de pagamento. No que toca à Administração, foram revistas as antigas e obsoletas contas bancárias, com a criação de novas contas por modalidade no Banco Comercial Português. Foi ainda definido um novo processo interno de validação e pagamento de faturas, modernizando assim o sistema contabilístico e da respetiva faturação.

Falando de Recursos Humanos, foi notória a evolução neste espaço de tempo dos ativos desta estrutura, por força da integração de três jovens estagiários apoiados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) nas áreas da comunicação/imagem, administração e ainda no futebol de formação. É esta uma das melhores provas de que dispomos para evidenciar a restruturação que implementámos, centrada também na empregabilidade.

Na Área da Comunicação, o crescimento vislumbrou-se segundo uma imagem modernizada e integrada do clube na sua cidade, tal como na visibilidade dada às modalidades nas diversas campanhas de imagem dinamizadas por esta estrutura. E concentrados sobretudo no sócio, foi criada uma base de dados centralizada na melhoria da sua gestão e ainda aberta a possibilidade de registo de sócios online, com a opção de os mesmos poderem fazer o pagamento das respetivas cotas no site oficial do clube. Na campanha natalícia de 2022, relembramos que foi possível aglomerar mais de 250 novos sócios, argumento que evidencia a crescente vitalidade da nossa massa associativa.

Na Área Jurídica, a criação de um novo Conselho Jurídico e da Elaboração dos novos Estatutos e Regulamento Interno do Clube, coligados com a Solicitude da Utilidade Pública para o Académico, reforçam a nossa vontade de fazer crescer o Académico de Viseu em todas as frentes. O desenvolvimento das modalidades acompanhou os passos deste processo, através da análise da forma de trabalho das modalidades e da definição das funções de cada uma delas. A integração nos novos processos internos de faturação e pagamentos, tal como a verificação contabilística e orçamental das várias secções, encaixam na perfeição do Projeto de Certificação de Formação de 3*** já garantido, com ambição de obtenção futura das 4****, faltando apenas a avaliação final da Federação Portuguesa de Futebol.

Também prezámos bastante a criação e posterior retenção do talento dos nossos jovens atletas. Na natação, evidenciamos Joana Cardeal, que conquistou o Prémio de Mérito Desportivo do Instituto Politécnico de Viseu e a Medalha de Bronze no Campeonato Nacional Absoluto (200m). No andebol, destacamos Maria Ferraz, convocada à seleção nacional SUB-15 e Eduardo Almeida, convocado à seleção nacional SUB-21. Por fim, no futebol de formação salta à vista Kelve Semedo, que além de ter feito parte da equipa que conquistou a subida à primeira divisão nacional de juniores, foi também convocado à Seleção Nacional Principal de S. Tomé e Príncipe. Há ainda a valorizar no âmbito da formação, a galardoarção do seu respetivo departamento, com a Bandeira da Ética 2023, que reconhece a nossa entidade como uma constante promotora das boas práticas de fair play e de ética no desporto.

Estas foram as nossas diretrizes na época que em breve finda. Mas também serão estas as linhas com que queremos e iremos traçar o futuro do Académico de Viseu, pautado pela sustentabilidade de todo o projeto, aliando a riqueza e grandeza da cidade que representamos à história deste clube centenário, que queremos ajudar a evoluir, a subir patamares e a marcar uma posição cada vez mais vincada no desporto nacional.

Pelo Académico, Por Viseu.

Partilhar:
Clube

Académico conquista Prata e Bronze no Meeting Internacional de Coimbra - “Queima das Fitas”

Nos últimos dias o Académico teve equipas a competir em Coimbra, São João da Madeira e em Espinho. Em todas as competições o Académico demonstrou o seu valor, conquistando lugares de relevo nas três piscinas onde competiu. No Meeting Internacional de Coimbra os Academistas estiveram em bom plano, lançando assim o último terço da época, com grandes prestações e bons resultados. No total os Academistas conseguiram apurar atletas para 8 finais. O grande destaque vai para Miguel Batista e João Vitória, que conquistaram a prata e o Bronze, respetivamente, na prova de 200 Costas, com um desempenho na final de grande valor.   XX Torneio de Anta - Memorial Napoleão Guerra - Espinho Em Espinho os Viseenses quiseram deixar a sua marca, fazendo-o da melhor forma, com três vitórias. Guilherme Silva, que  tem vindo a mostrar o seu valor, demonstrou-o da melhor forma com duas vitórias, conseguindo o primeiro posto nas provas de 50 Costas e 200 Estilos. Por seu turno Maria Miguel Lopes foi a mais rápida nos 200 Estilos, trazendo a vitória para Viseu.   Cadetes em grande plano na 1ª Braçada em São João da Madeira No certame mais concorrido da natação para os mais jovens atletas, a 1ª Braçada, organizada pela ANCNP, os jovens “Golfinhos” do Académico mostraram a sua garra, nadando com grande nível e com bons resultados. De Viseu foram até São João da Madeira os seguintes nadadores: Madalena Figueiredo, Matilde Rodrigues, Leonor Fonseca, Leonor Lopes, Leonor Coelho, Afonso Antunes, Bernardo Romão, Bruno Saraiva, Diogo Coimbra, Martim Oliveira, Martim Vieira, João Maria Fonseca, Pedro Felizardo, Guilherme Morais, Guilherme Trindade, Gustavo Esteves e Ricardo Neves. Todos os atletas estiveram em grande plano, dando grande réplica nas provas de estafeta, onde todos competiram, sempre com grande valia técnica. O maior destaque vai para a vontade competitiva dos jovens Viseenses, para o seu desempenho e qualidade de nado, não sendo de desvalorizar o grande número de atletas do Académico entre os três primeiros classificados de cada prova. Os Academistas deslocam-se já no próximo fim de semana a Leiria, onde disputarão o “LeiriaSwim”, terminando assim um período frenético, onde competiram em 6 provas, num espaço de três semanas.

2024-05-09

Clube

Cadetes do Académico no pódio do XX Torneio Cidade de Espinho

Os cadetes do Académico competiriam em Espinho, nos dias 27 e 28 abril, onde disputaram, com mais 17 equipas, o XX Torneio Cidade de Espinho. A prestação dos jovens nadadores foi fantástica, com o somatório dos seus resultados a colocar a equipa Viseense no pódio da classificação geral. A prestação dos Cadetes do Académico deu gosto a quem se deslocou a Espinho para assistir, com desempenhos fantásticos, com bons tempos e com vitórias. Os convocados para esta competição foram Bárbara Saraiva, Benedita Garcia, Carminho Silva, Eva Gonçalves, Matilde Andrade, Salomé Figueiredo, César Parente, Duarte Fernandes, Duarte Silva, Lourenço Pereira, Manuel Fonseca, Francisco Vitória, Santiago Garcia e Rodrigo Coutinho. O Académico de Viseu conquistou o terceiro lugar da classificação geral final, de entre as 17 equipas presentes. Estiveram em Espinho a disputar a vigésima edição desta prova 207 nadadores. O grande vencedor foi o Colégio Efanor, do Porto, tendo ficado na segunda posição o Sporting de Espinho. Os Academistas construíram a classificação geral final com boas classificações, conseguindo estar sempre nos lugares cimeiros. Não fora algum azar com uma ou outra desclassificação e o final poderia ter sido ainda melhor. Na contabilidade final os Academistas somaram doze lugares de pódio, com quatro vitórias, com cinco pratas e três bronzes.   XXXVIII Troféu Shigeo Tsukagoshi  O Académico de Viseu foi convidado a participar no Torneio Shigeo Tsukagoshi, que decorreu no dia 27 de abril no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra. Foram escalados para esta competição Alice Rodrigues, Maria Miguel Lopes, Madalena Figueira, Rita Oliveira, Martim Lavajo, João Vitória, Guilherme Silva e Tomás Sousa. Estiveram em prova 22 equipas, todas com grande nível competitivo. O Académico de Viseu apresentou uma equipa jovem, de grande valor, demonstrando grande qualidade rodando sempre com grande nível, demonstrando isso mesmo os 12 records pessoais alcançados. Destaque ainda para o segundo lugar de João Vitória nos 100 Costas e para a terceira posição de Guilherme Silva nos 200 Livres, que lhe valeu o apuramento para o Nacional. Já no próximo fim de semana os Academistas deslocam-se a Espinho, para o Troféu Vila de Anta e a Coimbra, onde disputa o Meeting Internacional da “Queima das Fitas”.

2024-04-30

Patrocinadores Principais